A peça, A Funerária, estreou nesta quarta-feira (23/11), no auditório da Faculdade Asces e reuniu professores, estudantes e funcionários da Instituição. Durante aproximadamente 30 minutos o público se divertiu com o enredo desenvolvido pelo elenco.

A história se passa nos muros de Hollywood onde, numa certa manhã, o casal Joana e a Marcelo recebem uma bandeja de docinhos. O que eles não sabem é que esses docinhos fazem partem de um plano maquiavélico do funcionário de uma funerária que se ver obrigado a vender um caixão por semana. Daí é só confusão.

No elenco estavam à professora Ana Cecília, o professor Dierson Leal e os estudantes Jessika Cardoso, Pedro Verjão, Cláudio Roberto e Hilton Buenus Aires. O texto foi baseado nas histórias contadas pela avó do estudante Pedro Verjão, que também escreveu o roteiro.

Composto por 15 integrantes o Grupo de Teatro Asces (GTA), foi implantado pelo docente do curso de Odontologia, Dierson Leal em 1998, porém só se consolidou em 2009. “O nosso objetivo é despertar e resgatar a cultura Nordestina e com isso procurar formar um grupo forte de Teatro na Faculdade. Pessoalmente sempre é uma satisfação apresentar um espetáculo, faço o que gosto e gosto muito do Teatro”, comenta o professor Leal.

Para a estudante Jessika Cardoso, do 3º período do curso de Enfermagem, que participa pela primeira vez de um Grupo de Teatro, essa está sendo uma oportunidade de importante de crescimento pessoal. “Nunca pensei que iria encontrar um grupo de Teatro aqui na Faculdade, sempre tive vontade de fazer algo com Teatro, pois tinha pânico de falar em público e o grupo me recebeu muito bem e me ajudou a superar esse medo. Fiquei bastante feliz com minha estréia e foi uma honra estrear ao lado da professora Ana Cecília”, relata Jessika.

Durante esse período, o professor Dierson já apresentou o monólogo do "Pracinha" (Antônio Conselheiro) e as peças "A moela de galinha" e "A Funerária". Na próxima quinta-feira (01/12), o grupo apresentará o Auto de Natal, às 19h, na escadaria da sede da Instituição.

O GTA ensaia todas as quintas-feiras, sempre a partir das 19h, no prédio da administração da Faculdade. Quem desejar integrar o grupo é só aparecer nos dias de ensaio e conversar com o professor Dierson Leal.