"Stop Motion" é o nome dado a uma das mais antigas técnicas de animação, que consiste basicamente em fotografar objetos ou bonecos parados em diferentes posições e criar uma sensação de movimento ao apresentar as imagens em sequência ao longo de um filme. É um mecanismo que se confunde com o próprio princípio do cinema, baseado em fotogramas projetados em alta velocidade. Durante cinco noites (terça a sábado), o Cine São Luiz, no Recife, sedia um festival inteiro dedicado a esse gênero audiovisual, com curtas-metragens brasileiros e estrangeiros.

Além das projeções, que sempre começam às 19h30 com entrada grátis, o festival promoverá conversas com três realizadores: Walter Tournier (Uruguai), Margarida Botelho (Inglaterra) e Nara Normande (Pernambuco). Estúdios da Espanha e da Polônia também ganham mostras especiais. Há ainda debates temáticos com diversos profissionais e artistas, realizados nesta terça e quinta na Universidade Católica de Pernambuco das 10h às 12h.

Os filmes são feitos com diversos materiais. A maioria tem bonecos como protagonistas, mas nem todos são infantis. Walter Tournier (um dos maiores nomes do stop motion no mundo) é o homenageado do evento e ganha uma mostra retrospectiva na primeira noite. O filme Dia Estrelado, de Nara, encerra a programação no sábado.

Clique aqui para ver mais informações no site oficial do festival

Fonte: Redação do Diario de Pernambuco