O Dia do Cirurgião Dentista é nesta terça-feira (25). A data é comemorada em todo Brasil levando em consideração que este profissional se destaca pelo papel social que desempenha. Além disso, os CD estão sempre presente em projetos que visam promover os princípios humanos de direito a saúde bucal. No universo acadêmico da Faculdade Asces, essa definição está bem estabelecida com o currículo integrado e com os projetos extensionistas que chegam às comunidades através de atendimentos gratuitos.

A Instituição é referência no curso de Odontologia, se destacando no ensino superior como um dos melhores do país, e com isso desenvolve vários projetos voltados para a população como é o caso do Asa Branca de Prevenção e Combate ao Câncer de Boca. Desde que foi criado, há dez anos, o projeto visitou 53 municípios entre os estados de Pernambuco, Paraíba e Sergipe, disponibilizando para comunidades carentes tratamento odontológico gratuito. 

Outro projeto de extensão da Instituição, o Mestres do Sorriso, oferece atenção especial às crianças que estão hospitalizadas. Elas recebem tratamento odontológico de profissionais e estudantes dos cursos de Odontologia e Enfermagem, como orientação de maneira lúdica sobre escovação e os cuidados com os dentes.

A Faculdade Asces conta com as Clínicas Integradas de Odontologia e a Clínica de Especialidades Odontológicas (CEO) nível III, o mais complexo do interior de Pernambuco.

De acordo com a Associação Brasileira de Odontologia (ABO) o país conta, atualmente, com cerca de 230 mil profissionais desta área, no entanto, este número ainda está longe do ideal para a demanda nacional, ou seja, o mercado de trabalho ainda sofre com a escassez desses profissionais.

Nos últimos levantamentos realizados pela OMS (Organização Mundial de Saúde), muitas pessoas nunca tiveram atendimento odontológico, dentre as regiões brasileiras analisadas o pior índice foi apresentado pelo Nordeste.