Para dar conta dos diversos desafios ambientais, a América Latina tem produzido conhecimento e investigações com originalidade e abordagens multifacetadas da relação ambiente-sociedade.

É o que destaca o livro A questão ambiental na América Latina – Teoria social e interdisciplinaridade, lançado recentemente pela Editora Unicamp e que tem por objetivo oferecer um panorama da produção intelectual no campo interdisciplinar das ciências socioambientais em importantes universidades e centros de pesquisa na região.

Organizado pela professora Leila da Costa Ferreira, do Departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o livro contou com o apoio da FAPESP na modalidade Auxílio à Pesquisa – Publicações.

O livro é um produto do Projeto Temático "A questão ambiental, interdisciplinaridade, teoria social e produção intelectual na América Latina", coordenado pela pesquisadora e realizado no Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam) da Unicamp.

“Devido à amplitude e vastidão da América Latina, optamos por estudar ao menos os programas de universidades e centros de pesquisa que tivessem tradição na área de teoria social e interdisciplinaridade da região”, disse à Agência FAPESP.

Ferreira explica que o grupo estudou sete países – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México e Uruguai –, trabalhando na identificação das principais linhas de pesquisa no conjunto dessa produção científica e dos principais temas abordados por esse tipo de produção.

Para as análises, durante o projeto o grupo desenvolveu uma metodologia de pesquisa que envolveu visitas aos centros estudados e a criação de um banco de dados capaz de abrigar o conhecimento produzido na área socioambiental pelos sete países.

Após a coleta do material, o grupo entrevistou os autores desses estudos, cujos resultados de trabalhos acerca de temas como sustentabilidade, políticas públicas, interdisciplinaridade, sociologia ambiental, teoria social, ciência e produção intelectual na América Latina foram discutidos em um seminário internacional, em 2008, no Nepam.

Direcionado ao público acadêmico e interessados na problemática ecológica, o livro está dividido em duas partes e traz resultados de estudos apresentados no seminário. Na primeira, os autores descrevem a tese principal que norteia a obra, abordando a questão ambiental e a América em diferentes perspectivas, na dimensão simbólica e na política.

A segunda parte reúne artigos dedicados também a temas relevantes para a região, tais como saúde pública, sustentabilidade, qualidade de vida, temas relacionados à conservação, socioambientalismo e tecnologia.

SERVIÇO:

A questão ambiental na América Latina – Teoria social e interdisciplinaridade