Aconteceu nesta quinta-feira (13), às 20h, no Teatro Difusora, em Caruaru, interior de Pernambuco, a cerimônia de abertura do 1º Fórum de Jornalismo Esportivo do Estado.

Com o tema: Responsabilidade Civil e Criminal do Jornalista, o fórum abordará em quatro dias assuntos como Jornalismo Investigativo, Liberdade de Expressão, Responsabilidade Civil, Mercado de Trabalho, Marketing Esportivo, Tecnologia da Informação, além de Mostras de Filmes e Minicurso.

O evento teve início com a composição da mesa de abertura com o Presidente dos Cronistas Desportivos do Estado do Pernambuco (ACDP), Iranildo Silva, o Presidente da Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (ABRACE), Aderson Maia, o Vice-Governador do Estado, João Lyra, o Prefeito de Caruaru, José Queiroz, o Diretor Presidente da Asces, Paulo Muniz Lopes, o Presidente do Santa Cruz F.C. Antônio Luiz Neto e o Secretário Executivo de Turismo do Estado, Hamilton Falcão.

Durante a cerimônia a Faculdade Asces foi homenageada por incentivar a realização do fórum. O Diretor Presidente da Asces, Paulo Muniz Lopes, agradeceu e falou da importância do evento para Caruaru. “Ressalto a relevância da realização de um evento deste porte em Caruaru, cidade de destaque no cenário da crônica esportiva de Pernambuco, bem como a excelente escolha deste Teatro Difusora, palco de grandes transmissões esportivas”, comentou Lopes.

Após as homenagens, o palestrante da noite, o Jornalista Francisco José, subiu ao palco. O profissional relembrou o seu início de carreira no jornalismo, sua ida para a crônica esportiva e sua passagem na presidência da ACDP. Onde promoveu vários benefícios para os associados, ente eles, a luta contra a discriminação sofrida pelos cronistas nordestinos praticadas pelos profissionais do Sudeste. E falou também, sobre o seu início na Rede Globo, levado pelas mãos do Jornalista Armando Nogueira.

À noite encerrou com um coquetel e o show do artístico de Marlon Rossy, “O maior imitador do Brasil”. O evento é promovido pela ACDP que pela primeira vez traz debates e atividades reunindo as experiências dos comunicadores, o conhecimento dos juristas, as ideias inovadoras dos jovens acadêmicos e a criatividade dos publicitários.

O fórum conta com a participação de aproximadamente 50 palestrantes, de temas polêmicos e estará sendo transmitido ao vivo pela TV Replay para todo Brasil e mais 80 países.