O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), de Louisiana Meireles e Meirylanne Gomes da Costa, egressas do curso de Fisioterapia da Faculdade Asces, juntamente com as docentes Daniella Araújo, Lícia Vasconcelos e a fisioterapeuta Louana Cassiano, resultou na tradução e publicação no Brasil do Guia de Tratamento Fisioterapêutico para criança com Epidermólise Bolhosa.  

A coordenadora do curso de Fisioterapia e uma das autoras da publicação, Lícia Vasconcelos, fala dos frutos que um TCC bem feito pode trazer para a comunidade acadêmica e população em geral. “Tal publicação só foi possível graças ao empenho das nossas egressas e docentes, que realizaram o tratamento fisioterapêutico de uma criança com essa doença rara na Clínica Escola de Fisioterapia da Asces no período de 2009 a 2010. Isso mostra os frutos que um trabalho sério e bem feito pode beneficiar a sociedade e os profissionais da área”, comenta a coordenadora.

A Meirylanne Gomes cometa da satisfação de ter o TCC transformado em livro e o quanto foi gratificante conhecer e trabalhar no tratamento da Epidermólise Bolhosa. "Nosso TCC se tornou uma publicação literária e isso trouxe enorme satisfação porque foi fruto de muita dedicação e paciência.  A realidade de um paciente portador da Epidermólise Bolhosa nos despertou curiosidade em relação à Fisioterapia e sua influência na qualidade de vida dessa criança. Através da pesquisa descobrimos que se trata de uma doença muito difícil de lidar e que conseguimos de alguma forma contribuir para o bem estar do paciente através dos nossos serviços. O início de todo o processo se deu à Dermatologista Maria do Carmo Meireles, cuja profissional foi responsável pelo tratamento do nosso paciente desde bebê", explica Meirylanne Gomes

As egressas com suas orientadoras tiveram o privilégio de conhecer e trocar experiências com a Fisioterapeuta Michelle Wood, pioneira no tratamento de pacientes com Epidermólise Bolhosa no mundo. “Através dessa conversa, foi que obtivemos autorização e apoio para tradução desse Guia de cuidados, que contempla uma revisão literária sobre os aspectos clínicos da doença e o guia de tratamento fisioterapêutico”, relata LíciaVasconcelos.

Ainda neste mês de outubro diversos exemplares serão doados a biblioteca da Faculdade Asces e estarão à disposição da comunidade acadêmica, docentes e fisioterapeutas da cidade e região.