Neste sábado (01) de outubro, o município de João Alfredo, no Agreste Pernambucano, receberá docentes, estudantes e funcionários do curso de Odontologia da Faculdade Asces, para a realização de mais uma campanha do Projeto de Extensão de Prevenção e Combate ao Câncer de Boca.

Ao todo são 50 estudantes do curso de Odontologia entre o 4º e 10º períodos, participando do evento, que tem o apoio da Prefeitura de João Alfredo através da Secretaria de Saúde.

De acordo com o coordenador do projeto, professor Uoston Holder, esta será mais uma campanha que o Asa Branca realiza para combater o avanço das doenças de boca no Estado. “O município tem pouco mais de 30mil habitantes e esperamos realizar uma média de 3mil atendimentos em crianças, adultos e idosos do município”, comenta Holder.

A ação consiste no diagnóstico e tratamento das lesões de boca e nos casos que precisarem de tratamento complexo, serão encaminhados às Clínicas de Odontologia da Faculdade Asces, em Caruaru/PE.

Projeto Asa Branca:

Idealizado pelo professor Uoston Holder em 2001, o projeto foi oficializado pelo Ministério da Saúde em 2005, com a visita do então Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.  Até 2011 o projeto já realizou mais de 160mil exames, sendo mais de 130mil em adultos e mais de 27mil em crianças. Foram diagnosticadas mais de 26mil lesões em pacientes adultos e mais de 1mil em pacientes crianças.

Com a ação em João Alfredo serão 53 municípios visitados, em mais de 82 campanhas realizadas, distribuídas na Zona da Mata Sul E Norte, região do Agreste e Sertão Pernambucano, visita no Sertão da Paraíba e um no Alto Sertão Sergipano, no município de Canindé de São Francisco.