Pernambuco receberá um reforço no setor de saúde bucal. O governo Eduardo Campos lançou, nesta sexta-feira (23), a Política de Saúde Bucal do Estado, que irá fortalecer a rede de atenção da área.

Com investimento de mais de R$ 16 milhões, serão realizadas ações que incluem a criação de urgências odontológicas em hospitais regionais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), credenciamento de laboratórios de próteses dentárias e fluoretação de água e concessão de kits de saúde bucal.

A expectativa é de que 19,5 mil pessoas sejam atendidas nos serviços de urgências e 2,7 mil próteses dentárias sejam concedidas por mês. Inicialmente, as UPAs de Paulista, Olinda, Curado e Engenho Velho terão urgência odontológica 24h, com um cirurgião dentista por plantão, para tratar as dores de dente, problemas periodontal (gengiva), alterações na mucosa da cavidade oral, dores nas articulações bucais e problemas decorrentes de acidentes e violência (traumas leves).

A partir de novembro, será a vez da implantação dos serviços odontológicos nos hospitais regionais. A previsão é começar pelo Hospital Regional de Palmares, que já estará com a segunda etapa da construção finalizada. Até agosto de 2012, os atendimentos também funcionarão nos Regionais de Limoeiro, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Ouricuri, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada.

Fonte: Do JC Online