O professor e coordenador adjunto do curso de Odontologia da Faculdade Asces, Leógenes Santiago, esteve participando em julho do XXVIII Universitat d’Estiu de Gandia, curso de verão promovido pela Universidade de Valência, em Gandia na Espanha.

Durante os 15 dias do evento o professor participou de diversos cursos dentre eles: La Psicología en el Siglo XXI: Aportaciones al Bienestar de la Salud en la Población; Salva Una Vida: Reanimación Cardiopulmonar Básica; Estudiar en la Universidad en Tiempos de Globalización y Crisis: Visiones desde Brasil y Europa; Bases para Una Competencia Comunicativa Intercultural Efectiva e da Mesa-redonda no Encontro Euro-Brasileno sobre Universidad en Tiempos de Globalización y Crisis, onde o representante da Asces foi um dos debatedores com professores da Holanda, Alemanha e Espanha.

Na ocasião o docente apresentou os trabalhos de Pesquisa, Estudo e Extensão realizados pela Faculdade Asces, convênios com o governo e com entidades particulares, bem como a participação da Instituição nos conselhos de saúde do Estado e Município, as práticas entre estudantes e comunidade mostrando a preocupação e a realidade social e o perfil do ex-aluno Asces.

Leógenes destacou a participação da Faculdade Asces nas ações desenvolvidas na Universidade de Verão vinculada ao Centro Internacional de Gandia (CIG), da Universidade de València (UV), na qual permite sua inserção num espaço de cultura Brasileira pela cooperação entre a UV e as Universidades Brasileiras numa perspectiva de ampliar seus convênios de colaboração nas áreas de docência superior, pesquisa e extensão.

“Na ocasião posicionamos a marcante preocupação de Asces nas suas atividades junto à sociedade já presente a partir do nosso perfil de egresso e refletido nas nossas ações de extensão bem como sua política de internacionalização”, comenta Leógenes.

Este ano, além da Faculdade Asces, o evento contou com a participação de professores e alunos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Regional do Cariri (URCA), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e também da Universidade Lusófona (Portugal).

Os cursos de verão do Centro Internacional de Gandia (CIG), da Universitat de València é um tipo de atividade formativa e cultural, diversificada, dirigida a estudantes da graduação e da pós-graduação (Mestrado e Doutorado), e também à comunidade em geral. É uma das ações desenvolvidas no âmbito do Espaço de Cultura Brasileira, que mantém uma unidade acadêmica vinculada ao Centro Internacional de Gandia (CIG), da Universitat de València. Esse ano a temática foi sobre “Estudar na Universidade em tempos de crise e globalização. Visões do Brasil e Europa”.