“Medicina Oral – Diagnóstico e Tratamento de Doenças do Complexo Bucomaxilofacial”, esse é o título do segundo livro do docente do curso de Odontologia da Faculdade Asces, Uoston Holder, com os professores Luiz Carlos Moreira e Andréia Braga Morelli, ambos da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Unigranrio.

Com 366 páginas distribuídas em 15 capítulos e centenas de ilustrações, a obra aborda numa linguagem bastante objetiva os casos atendidos no “Projeto Asa Branca de Prevenção e Combate ao Câncer Bucal” de 2001 até 2011. O livro está direcionado para acadêmicos, estudantes, profissionais e podem ser utilizadas em pesquisas e em faculdades e universidades.

O livro será prefaciado pelo mais importante autoridade em patologia oral no Brasil, professor Ney Soares de Araújo, da Universidade da São Paulo (USP).

“Espero que esta obra sirva de instrumento de aprendizagem necessário na resolução de importantes diagnósticos e tratamentos da saúde bucal. Estou muito feliz com o surgimento do meu segundo filho”, emociona-se o professor Holder.

O professor ainda destaca a importante descoberta de uma nova doença que será revelada e patenteada após a publicação do livro. “Através dos atendimentos no Projeto Asa Branca conseguimos identificar e tratar um cisto oral nunca visto antes na medicina o “Heterotópico”, nome dado por mim depois da confirmação do exame anatomopatológica (biópsia)”, explica Holder.

O professor viaja no dia 31 de agosto com as professoras Danielle lago e Cristina Andrade para agendar a defesa de suas teses na Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo e aproveita a ocasião para entregar o livro no Grupo Editorial Nacional (GEN), uma das maiores editoras na área de saúde do Brasil e responsável pela publicação da obra.