O recorde em resolver um dos quebra-cabeças mais conhecidos do mundo, o cubo de Rubik, mais conhecido como cubo mágico, caiu de 27 para 26 movimentos. Os responsáveis pela façanha são dois cientistas norte-americanos. Daniel Kunkle e Gene Cooperman utilizaram um computador que demorou 63 horas para chegar a este resultado.

Para chegar a este resultado foi preciso sete terabytes em discos rígidos a cumprir a função da memória RAM (Memória de Acesso Aleatório) — só um terabyte chega para guardar informação disponível numa biblioteca de tamanho médio — dotaram o sistema de capacidade suficiente para chegar a este resultado de forma rápida, de acordo com o comunicado da universidade.

Os pesquisadores começaram por programar o computador para chegar a 15 mil soluções parciais do cubo. Os resultados mostraram que qualquer configuração do cubo poderia ser resolvida com 29 movimentos, mas a maioria só precisava de 26 ou até menos. Os investigadores dedicaram-se então às configurações que davam mais trabalho e o computador conseguiu resolvê-las também com 26 movimentos.

Este recorde aproxima os cientistas do "número de Deus", nome por que é designada a solução universal do cubo de Rubik com menos movimentos.

Em Maio de 1997, Richard Korf, da Universidade da Califórnia, anunciou que tinha descoberto uma solução de 18 movimentos. Mas o cientista não conseguiu provar esta teoria, fixando-se o recorde em 27 movimentos.