No dia 11 de agosto de 1827, o imperador Dom Pedro I instituiu a Lei que criou os cursos jurídicos no Brasil, um em são Paulo e outro em Pernambuco, mas precisamente em Olinda, no Mosteiro de São Bento. Algo que regulamentou a profissão e concedeu o título de doutor ao bacharel que estivesse no exercício da profissão.

Mais de cem anos depois, em 18 de novembro de 1930, é que foi criada a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), para regulamentar o exercício profissional. E para lembrar a data, a Faculdade Asces, através do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), realizará diversas atividades a partir de segunda (08) até a sexta-feira (12). A Instituição é pioneira na oferta do curso de Direito em todo interior do Norte e Nordeste.

Confira a programação:

DIA 08, 09 e 10 de AGOSTO.

PROJETO PAI LEGAL

Acontecerá nos dias 08, 09 e 10 de agosto a ação promovida pela secretaria da infância e adolescente junto com o, TJPE, e apoio da Faculdade Asces e do cartório de registro civil para reconhecimento espontâneo de paternidade, proporcionando a inclusão do nome do pai no registro civil das crianças onde consta apenas o nome da mãe, sem custos para as partes. Participarão dessa ação cerca de 30 estagiários do 5º e 6° períodos do curso de Direito da Faculdade Asces.

Horário – Das 09h às 17h.

Local – Salão do Júri do Fórum Dr. Demóstenes Batista Veras.

Orientadores Responsáveis – Professora Cristiane Vasconcelos
                                               Professor Adrielmo Moura.

DIA 10 de AGOSTO

INAUGURAÇÃO DA EXTENSÃO DO NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS

Será realizado na sede do1° Juizado Cível de Caruaru (Antigo Fórum Universitário), onde irá funcionar o Centro de Orientação e Atendimento do Consumidor, para atender as demandas de relação de consumo para a comunidade carente.

Horário – A partir das 14h.

Local – 1° Juizado Cível de Caruaru (Antigo Fórum Universitário).

Coordenadora Responsável – Cristiane Vasconcelos

DIA 11 de AGOSTO

AULA SIMULADA PARA PRÁTICA DE MEDIAÇÃO.

A CCMA (Câmara de conciliação, mediação e arbitragem), no dia do advogado capacita os alunos do projeto, na prática da mediação. Estarão presentes os Coordenadores da CCSMA do TJPE e os mediadores/conciliadores responsáveis da CCMA – Caruaru.

Horário – A partir das 08h30.

Local – Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem (CCMA), no Núcleo de Práticas Jurídicas.

Coordenadora Responsável – Adenice Léo
Professoras – Josélia Ventura e Teresa Santana.

DIA 11 de AGOSTO

PROJETO DE ADOÇÃO DE CIDADÃOS PRESOS

APRESENTAÇÃO TEATRAL –
A NOVA LEI DO FLAGRANTE.

Uma forma lúdica de ensinar aos detentos do PJPS (Presídio Juiz Plácido de Souza), como funcionará a nova lei. Participação dos alunos e professores do projeto.

Horário – A partir das 14h30.

Local – Capela Ecumênica da Penitenciária de Caruaru.

Coordenadora Responsável – Perpétua Dantas

DIA 12 de AGOSTO

AÇÃO SOCIAL – NPJ NAS COMUNIDADES.

O NPJ junto com as associações de moradores de Caruaru e a câmara de vereadores realizará no dia 12 de agosto atendimento para a comunidade com a participação dos estagiários e professores do próprio núcleo, prestando assistência jurídica e informações a comunidade do bairro caiucá.

Horário – A partir das 08h30.

Local – Bairro Caiucá

Público em geral.