Representantes do Governo do Estado, Tribunal de Justiça, Ministério Público, entre outras instituições, participaram, na manhã da última quinta-feira (28), no Fórum de Caruaru, do lançamento do projeto "Seja o Herói do seu Filho". Desenvolvida também no Recife e na RMR, a campanha tem como principal objetivo incentivar o reconhecimento voluntário de paternidade em Pernambuco. Na Capital do Agreste, o mutirão ocorrerá de 8 a 10 de agosto, sempre das 9h às 17h, no mesmo fórum. O serviço é totalmente gratuito.

Presente no encontro, a secretária estadual da Criança e da Juventude, Raquel Lyra, deu mais informações sobre o projeto. "Esta campanha já existia há quatro anos no Estado, mas ficava apenas restrita no Recife. Assim, decidimos, juntamente com os outros órgãos participantes, desencadeá-la na região, pois a mesma possui pouco mais de 1,2 milhão de habitantes. A meta é garantir a cidadania dos nossos jovens do Estado." De acordo ainda com a secretária, a campanha fará parte do calendário permanente da pasta.

Para participar do mutirão é necessário que o interessado esteja munido de seu documento de identificação, bem como da certidão de nascimento da criança ou do adolescente. "É importante chamar a atenção dos pais que a oportunidade é ideal para evitar os indesejáveis litígios, até porque geralmente os filhos procuram a Justiça para regularizar suas situações. Quem aderir à campanha verificará ainda que o processo é bastante simples e rápido, além do mais é inteiramente gratuito", reforçou o diretor do Fórum de Caruaru, juiz Glaydson Lima.

O projeto será desenvolvido no Tribunal do Júri do Fórum e contará com a participação de estudantes do curso de Direito da Faculdade Asces e de servidores do Tribunal de Justiça e dos Cartórios de Caruaru. "Ressaltamos a população que a campanha é voltada apenas para aquelas pessoas que já têm a confirmação da paternidade, ou seja, sem a necessidade de DNA", informou o corregedor do extrajudicial do Interior, juiz Janduhy Finizola. Segundo o último censo realizado no Estado, somente na rede pública de ensino do Estado cerca de 320 mil estudantes não são registrados pelos seus respectivos pais.

Elaborada pela Apemas (Associação Pernambucana de Mães Solteiras), a iniciativa também conta com o apoio do Conselho Nacional de Justiça, Poder Judiciário e Faculdade Asces. Consultada pelo VANGUARDA, a gestora da Apemas, Marli Márcia da Silva, destacou que "é muito triste para uma criança observar a ausência do nome do pai em seu registro. Por isso é importante que os interessados não deixem de participar da campanha, pois tenho certeza que ela só proporcionará alegrias para eles."