A egressa do curso de Fisioterapia, Jullyana Almeida, foi aprovada para cursar o mestrado na Universidad Alcalá de Henares (UAH), na região metropolitana de Madrid (Espanha). Serão dois anos de dedicação ao curso Máster Universitario en M056 – Fisioterapia Del Aparato Locomotor, que está focado na utilização de recursos terapêuticos manuais.

Para Jullyana, a vontade de ingressar no mestrado surgiu quando ainda era estudante do curso de Fisioterapia da Faculdade Asces. “Sempre procurei participar das atividades extracurriculares da Instituição, além de ser monitora cinco vezes, participei do intercâmbio Acadêmico Internacional, e passei seis meses na UCLM, Universidad Castilla-La Mancha, também na Espanha”, disse a jovem que viajará no próximo mês de setembro para o início do curso no exterior.

Segundo a estudante, o intercâmbio colaborou no amadurecimento dos ideais próprios, mas, certamente de todos os outros que tiveram essa oportunidade. “Voltamos com uma visão diferente de mundo além da ampliação dos conhecimentos acadêmicos, o contato com outra cultura favorece o nosso desenvolvimento enquanto pessoa”, complementa.

O processo seletivo para o intercambio acadêmico internacional da Faculdade Asces é disponibilizado por meio do NAI (Núcleo de Assuntos Internacionais). Os estudantes interessados fazem uma prova de língua estrangeira, que geralmente é realizada por instituição externa conveniada para garantir a lisura do processo seletivo.

A prova é dividida em duas etapas: uma objetiva com 20 questões sobre vocabulário básico e interpretação de textos básicos e uma entrevista de 3 a 6 minutos sobre aspectos básicos de conversação na língua estrangeira, especialmente para analisar as capacidades de compreensão oral do candidato.

Atualmente a Faculdade Asces tem parceria com uma instituição da Itália (Instituto Universitário Sofia) e três na Espanha (Universidad de Castilla-La Mancha, Universidad de Valencia e a Universidad de León) e pretende ampliar essa lista com a América do Norte.

Sobre o NAI
O NAI foi criado em 2008, e tem se mostrado muito atuante, consiste em promover intercâmbio de estudantes e professores em universidades estrangeiras além de ampliar o número de convênios Internacionais, divulgando cursos no exterior que sejam do interesse do nosso corpo discente e docente.