A Facepe irá realizar, entre os dias 9 e 11 de julho, a XII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FACEPE/PIBIC/CNPq, no auditório da FCAP/UPE. Este ano, o evento tem como tema o centenário do médico e geógrafo pernambucano Josué de Castro. Durante os três dias da Jornada, haverá palestras e apresentação de 214 trabalhos realizados pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) entre os anos de 2007 e 2008. Os melhores projetos apresentados concorrerão a prêmios. O julgamento dos trabalhos apresentados durante a XII Jornada de Iniciação Científica será realizado por cerca de 70 pesquisadores.
 
A XII Jornada de Iniciação Científica Facepe/Pibic/CNPq foi concebida com base nas diretrizes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), de abrangência nacional. O PIBIC foi criado há 19 anos pelo CNPq, com o intuito de promover a iniciação científica de novos talentos em todas as áreas do conhecimento, através da concessão de bolsas de estudo a alunos de graduação das instituições de ensino superior do país. A Facepe foi a primeira Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do país a receber recursos do programa PIBIC, através de convênio firmado com o CNPq há 12 anos.
 
JOSUÉ DE CASTRO – Médico, professor, geógrafo, sociólogo e político, Josué de Castro fez da luta contra a fome a sua bandeira. Nascido em 1908, em Pernambuco, Josué de Castro foi autor de inúmeras obras, apresentando idéias revolucionárias para a época, como os primeiros conceitos sobre o desenvolvimento sustentável.
 
Josué de Castro foi um homem que estudou a fundo as causas da miséria em nosso país e no mundo e afirmava que ambas eram frutos de uma sociedade injusta. Suas idéias o levaram a ser reverenciado em todo o mundo, com livros traduzidos em mais de 25 idiomas e duas indicações para o Prêmio Nobel da Paz.
 
Agora, após 30 anos de sua morte, em Paris, o Brasil volta a discutir o problema social da fome e relembra seus artigos, ensaios, palestras e trabalhos científicos. Um resgate da vida e obra deste grande brasileiro defensor da paz, do meio ambiente, de sua gente e que deixou uma história de luta a ser seguida e admirada pelas gerações futuras.
 
Mais informações
http://www.projetomemoria.art.br/JosuedeCastro/_index.html

Com informações da Assessoria da Facepe