As estudantes Marcella de Almeida e Olívia Costa, do curso de Odontologia da Asces, sob a orientação da professora, Valdenice de Menezes, coordenadora da Pós-Graduação em saúde da Faculdade, desenvolveram pesquisa sobre o efeito terapêutico de vernizes fluoretados fabricados no Brasil em lesões de manchas brancas, estágio inicial invisível de cárie, em crianças.

O objetivo do estudo foi avaliar in vivo o efeito terapêutico de 3 vernizes fluoretados disponíveis no mercado brasileiro em lesões de mancha branca resultantes da descalcificação do dente ou seja, lesões inicias da cárie. A amostra foi composta em 36 crianças entre 7 e 13 anos, portadoras de manchas brancas em elementos dentários permanentes anteriores.

A pesquisa resultou na publicação do artigo intitulado: “Therapeutic Potential of Brazilian Fluoride Varnishes: An In Vivo Study”, na revista de veiculação internacional, Brazilian Dental Journal. “A pesquisa foi importante para avaliar o efeito terapêutico dos vernizes nacionais com relação aos importados. No qual constatamos que o efeito é semelhante aos importados e isso vai baratear os custos já que o importado é muito mais caro, beneficiando o tratamento para os pacientes”, explica a professora Menezes.

Os vernizes pesquisados foram o Fluorniz, Duofluorid e Durafluor. No final da 5ª semana levando em consideração o grupo total, houve uma redução de 45,7% da dimensão das manchas brancas. Após 4 aplicações, todos os vernizes apresentaram resultados clínicos semelhantes.

Para a estudante Marcella de Almeida a participação na pesquisa e a publicação do artigo irão favorecer seu crescimento acadêmico. “É de grande importância para a vida acadêmica participar de pesquisas e tê-las reconhecidas em revistas de boa qualificação, Qualis e indexadas em bases internacionais. Tem sido observada a importância dessas publicações para o ingresso em Pós-Graduações e principalmente para quem busca um Mestrado ou até um Doutorado, sendo a Universidade um ambiente propício para a realização dessas pesquisas”, comenta.