Durante a manhã do feriado municipal de Caruaru, nesta quarta (18), mais de 1.300 mulheres já tinham passado pelo Shopping Difusora para participarem da 5ª Campanha de Prevenção ao Câncer da Mama. Vindas de diversas localidades rurais e urbanas de Caruaru e região, as participantes aproveitaram para tomar uma atitude positiva sobre a sua própria saúde ao passarem pelas palestras e atendimentos clínicos visando a prevenção e o diagnóstico de doenças da mama. A campanha tem com foco o câncer mamário e segue até o próximo sábado (21), contando com o apoio da Faculdade Asces, através do curso de Enfermagem da Instituição. Todo o atendimento à população será gratuito.

Para a dona de casa Maria das Neves, de 47 anos, a ação é uma oportunidade única para conhecer os riscos dessa doença que pode ter consequencias muito sérias. “Esta é a segunda vez que faço o exame e ainda bem que não foi identificado nada. O mais importante é tirar as dúvidas e saber que a prevenir é melhor remédio”, disse Maria ao mencionar também que não fazia o exame há mais de 10 anos.

Na opinião da vendedora Risomar Bezerra Gino, de 40 anos, que fez o exame pela primeira vez o atendimento foi tão bom e rápido que ela pretende voltar na próxima edição. “Fui tão bem atendida por todos que nem parece que tudo isso é gratuito. Vou divulgar com outras vizinhas para que elas possam voltar e também participarem da campanha”, disse animada.

No âmbito acadêmico, a campanha está tendo um diferencial. Os estudantes e professores da Faculdade Asces que estão na equipe de apoio foram treinados por técnicos da Sociedade Brasileira de Mastologia. A estudante do 7º período de Enfermagem, Keila Cithya da Silva, destaca o papel social da campanha. “Nós temos a oportunidade de atuar em ações como essa mostrando para pessoas das mais diferentes classes sociais que a prevenção continua sendo uma atitude que visa à qualidade de vida”, comentou a jovem de 20 anos.

No Brasil, o câncer de mama é o que mais causa mortes entre as mulheres. Ações públicas são realizadas visando a conscientização sobre o diagnóstico precoce, pois há registros de cura em pelo menos 95% dos casos identificados e tratados na fase inicial.

A 5ª Semana de Prevenção ao Câncer da Mama é uma realização do Centro de Diagnóstico Manoel Florêncio e da Sociedade Brasileira de Mastologia.