Trinta estudantes e professores do curso de Enfermagem da Faculdade Asces participarão de capacitação, neste sábado (07), que visa preparar o grupo para a realização da próxima Semana de Prevenção das Doenças da Mama, em Caruaru. Os trabalhos acontecerão das 9h às 17h, no Centro de Diagnóstico Manoel Florêncio (CDMF), e terão como objetivo a capacitação para atuação técnica operacional visando à triagem das pacientes atendidas durante a campanha.

A realização do treinamento é da Sociedade Brasileira de Mastologia e do CDMF. O grupo terá como função a triagem das mulheres com exames básicos e, em caso de serem identificadas possíveis anormalidades, as pacientes serão encaminhadas aos serviços de apoio visando complementação do diagnóstico (ultra-sonografia, mamografia e avaliação especializada).

Para os estudantes, a oportunidade será rica, pois, será possível unir os conhecimentos adquiridos dentro da acadêmica de forma ainda mais próxima para a comunidade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a estimativa é de que 10% da população feminina do mundo têm câncer de mama. Mas, há uma notícia importante: a realização de campanhas de conscientização busca conscientizar a população da importância do autoexame e da ida ao médico, pelo menos, uma vez por ano. Há registros de cura em 95% dos casos em que houve o diagnóstico e tratamento precoces.

“A programação da Semana também terá outros dois grandes objetivos. O primeiro deles é que a ação conjunta com o curso é uma das contribuições para a comemoração dos 52 anos de fundação da Asces, comemorados na próxima quarta-feira (11). O outro, é o de que a campanha acontecerá justamente durante a Semana Nacional de Enfermagem. Isso reforça papel social que esta área tem”, comemora a coordenadora do curso, Valéria Gorayeb.

A 5ª Semana de Combate ao Câncer de Mama acontecerá de 16 a 21 de maio, no Shopping Difusora, que fica localizado na Avenida Agamenon Magalhães. Todo o atendimento à população será gratuito.

Câncer de Mama
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tumor que mais mata as mulheres no Brasil.

Os sintomas do câncer de mama são nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor na região. Podem surgir alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações ou um aspecto semelhante a casca de uma laranja. Podem também surgir nódulos palpáveis na axila.

O autoexame das mamas é realizado pela própria mulher e deve ser feito uma vez por mês. Caso alguma alteração seja detectada, um serviço médico deve ser procurado com urgência.

De acordo com o INCA, a história familiar é um importante fator de risco para o câncer de mama, especialmente se um ou mais parentes de primeiro grau (mãe ou irmã) foram acometidas antes dos 50 anos de idade. A idade constitui um outro importante fator de risco, havendo um crescimento rápido da incidência com o aumento da idade.