A Faculdade Asces promoveu na quarta-feira (20) palestra voltada para estudantes do curso de Biomedicina com o tema: “O uso de geoprocessamento e tecnologias móveis para investigação de doenças endêmicas”. O encontro foi conduzido pelo egresso da Instituição, Onício Batista Leal Neto, residente em saúde coletiva pelo Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães-Fundação Oswaldo Cruz-Recife- PE. Durante o evento foram destacados dois aspectos: O primeiro deles diz respeito aos estudos sobre o tema central e o segundo, está relacionado à importância de novos espaços de atuação profissional dos futuros biomédicos.

No primeiro momento, Onício fez questão de enfatizar que seu interesse por saúde coletiva surgiu quando ele participou, ainda na Asces, do Projeto de Pesquisa e Extensão “Águas do Agreste”, pois ele teve a oportunidade de vivenciar uma realidade de contato direto com a comunidade. “A área de saúde publica é ampla para a atuação do Biomédico, mas pouco procurada pelos recém formados. É uma área muito promissora e que tem um bom retorno financeiro, entretanto, independente da área escolhida é importante fazer o que realmente gosta”, comentou Onício.

O profissional destacou a importância do uso das novas tecnologias a exemplo de aparelhos eletrônicos que possuem grande capacidade no armazenamento de dados, bem como o quanto tais ferramentas podem ser úteis e ágeis na solução de problemas relacionados à saúde pública, principais as doenças endêmicas. Doenças desse tipo são de difícil erradicação, pois é necessário eliminar o vetor, a exemplo disso temos a dengue, causada pelo mosquito Aedes aegypti, e que para ser solucionada é necessário que se extermine o transmissor.

É com base nessa lógica que trabalha a equipe da residência multiprofissional em saúde coletiva do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) da qual faz parte Onício. O Centro tem como principal objetivo capacitar profissionais da área de saúde e afins, de preferência recém-formados, para analisar criticamente as características dos processos geradores dos problemas e questões de saúde, suas relações com a organização social e as alternativas de solução.

Diante desse fato, a Faculdade Asces tem voltado sua política pedagógica para eventos como estes que estimulam os estudantes a se dedicarem nas atividades acadêmicas, e que apóiam os alunos egressos, provando assim que com dedicação é possível tornar-se um profissional bem sucedido. A coordenadora do curso de Biomedicina, Sibele Ribeiro, acrescenta que a Instituição sempre se preocupa em dar um suporte extra aos estudantes tanto durante o curso na realização de projetos, bem como depois os convidando para atividades como foi o caso da palestra realizada.