Professores e Estudantes do curso de Odontologia da Faculdade Asces estarão nesta terça-feira (12), a partir das 7h, na Estação Ferroviária de Caruaru para ação de prevenção e combate ao câncer de boca. A atividade faz parte do projeto Asa Branca que visa o diagnóstico precoce do câncer bucal, buscando a conscientização sobre prevenção e, em alguns casos, o encaminhamento para o tratamento gratuito nas Clínicas de Odontologia da Instituição.

Estudos epidemiológicos tem demonstrado que 80 a 90% dos cânceres estão associados a fatores ambientais (ar, água, alimentos, além de hábitos alimentares). A principal meta desta ação é informar a comunidade sobre os fatores de risco, objetivando a promoção dos fatores de proteção, bem como a realização dos exames para o diagnóstico de lesões na boca.

O Projeto Asa Branca de Prevenção e Combate ao Câncer de Boca foi criado em 2001 pela Faculdade Asces. Em 2005 foi incluído no Projeto Brasil Sorridente, do Governo Federal, ampliando o atendimento para municípios de todo Estado, do Sertão ao Litoral Sul. Outros estados do Nordeste também já receberam a equipe coordenada pelo professor da Faculdade Asces, Uoston Holder. Até agora já foram promovidas campanhas em 64 municípios nordestinos.