Os quase quatro anos de trabalho do técnico Dunga à frente da seleção brasileira começam a ser postos à prova a partir das 15h30 (horário de Brasília) desta terça-feira (15), quando começar o jogo entre os pentacampeões mundiais e a quase desconhecida Coreia do Norte, pela primeira rodada do grupo G da Copa 2010.

Embora não tenha por hábito mexer muito na escalação desde que definiu seus titulares, a reta final de preparação para o jogo foi cercada de mistério. Nada menos do que três treinos aconteceram a portões fechados, fato que revoltou boa parte da imprensa que faz a cobertura dos brasileiros.

Se não criou uma alternativa de última hora, o Brasil entrará em campo com o mesmo time que iniciou o amistoso diante do Zimbábue – o goleiro Gomes substituiu Júlio César no jogo seguinte, contra a Tanzânia. O camisa 1, por sinal, está completamente recuperado de uma pancada nas costas.

No jogo desta terça os brasileiros tentam quebrar uma escrita de estreias complicadas em copas que já duram três mundiais. Na Alemenha, Kaká salvou a pátria num chute de fora da área no magro 1×0 contra a Croácia. Quatro anos antes, na campanha do penta, o time de Felipão não teve moleza. Saiu perdendo para a Turquia mais conseguiu a virada graças a Ronaldo e Rivaldo. Um pouco mais para trás, em 1998, o Brasil abriu a Copa da França contra a Escócia e venceu suado por 2×1 com um gol contra.

O último triunfo por mais um gol de diferença foi justamente na copa do tetra, em 1994, que tinha Dunga como capitão. Romário e Raí, de pênalti, garantiram o triunfo por 2×0. Independente de placar, o treinador destaca que o mais importante é o Brasil procurar impor seu ritmo.

Ficha do jogo de hoje:

Brasil: Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano e Kaká; Robinho e Luís Fabiano. Técnico: Dunga.

Coreia do Norte: Ri Myong-Guk; Park Nam Chol I, Pak Chol-Jin e Ri Jun-Il; Cha Jong-Hyak, Ji Yun-Nam, Mun In-Guk, An e Ri Kwang-Chon; Hong Yong-Jo e Jong Tae-Se. Técnico: Kim Jong Hun.

Local: Ellis Park (Joanesburgo). Horário: 15h30 (de Brasília). Árbitro: Viktor Kassai (HUN). Assistentes: Gabor Eros (HUN) e Tibor Vamos (HUN).

Fonte: JC Online