O curso de Farmácia da Faculdade Asces está em festa, pois comemora a importante participação no III Congresso de Ciências Farmacêuticas de Ouro Preto (CONCIFOP), em Minas Gerais, na última semana. Um grupo formado por 15 estudantes do 4º, 7º e 9º períodos participou do evento e um dos alunos trouxe na mala a classificação em 1º lugar de trabalho na área de Saúde Pública.

Weverton Magno Alves da Silva, estudante do 7º período de Farmácia da Asces, apresentou o trabalho: “Avaliação Farmacoeconômica da Unitarização de Apresentações Padronizadas de Ciclofosfamida e Gencitabina da Divisão de Oncologia de um Hospital de Recife, Pernambuco, Brasil, que contou com a orientação do prof. Rosiel José dos Santos e foi avaliado como o melhor trabalho na área de saúde pública apresentado.

“A importância para a saúde pública é que, num momento em que se prega a racionalização dos custos na saúde pública, a aplicação de Técnicas adequadas no preparo de doses medicamentosas no tratamento quimioterápico do câncer, racionaliza-se os custos e melhora-se a efetividade no sentido de que se permite a utilização de recursos financeiros na aquisição de novos medicamentos mais eficazes”, explicou Rosiel.

O objetivo do trabalho foi o de demonstrar que a Técnica denominada UNITARIZAÇÃO é importante no contexto da Farmácia Hospitalar, em especial a Farmácia Oncológica, devido aos altos custo dos medicamentos. Individualiza-se as doses, aumenta-se a efetividade e ainda gera-se economia.

O trabalho oral Determinação Fúngica Presente em Escovas de Cabelo, Utilizadas em Salões de Beleza do Município de Caruaru, Pernambuco, também apresentado pelo mesmo autor e orientado pelo prof. Risonildo Pereira Cordeiro foi classificado como um dos 12 melhores, dentre os 112 trabalhos enviados e aprovados.

“O curso de Farmácia fica muito feliz com essa conquista pelo fato dos nossos trabalhos de pesquisa estarem sendo desenvolvidos com qualidade e reconhecidos, em nível nacional, por uma comissão científica respeitável”, declarou a coordenadora do curso Profa. Dra. Ana Catarina Simonetti.