Os estudantes universitários nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, Biomedicina e Farmácia da Faculdade Asces, com aulas exclusivamente no turno noturno, já podem enviar os seus currículos para participarem na condição de pesquisadores no Projeto Equity LA. O trabalho contará com a participação de brasileiros e colombianos, conferindo certificação, que valerá como atividade complementar, e bolsa, ou seja, remuneração. Serão três etapas seletivas: a primeira delas compreende o envio dos currículos até 10 de abril, para o e-mail fabianasilva.29@hotmail.com e incluir renda familiar; a segunda será de entrevistas dos pré-selecionados, de 13 a 15/04 e o treinamento será de 2 a 06/05. A pesquisa será aplicada de 09 de maio a 10 de junho.

Esta pesquisa envolverá a participação de quatro países: Espanha, Bélgica, Brasil e Colômbia. A investigação constará de duas etapas: dois estudos de casos nacional, na Colômbia e outro no Brasil para avaliar o desempenho real das Redes Integradas de Serviços de Saúde (RISS) em relação ao acesso a atenção em saúde, a continuidade assistencial e a eficiência, segundo as políticas sanitários vigentes; Uma análise comparativa entre dois países, com o objetivo de identificar fatores e atores que afetam aos resultados em cada contexto particular.

O projeto está sendo liderado pelo Consorci de Salut i Social de Catalunya, Prins Leopold Institut voor Trospische Geneeskunde (Bélgica), Coleggio Mayor de Nuestra Señora Del Rosário e Universidad Del Rosário (Colômbia) e no Brasil é coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)/Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães, Universidade de Pernambuco (UPE) e o IMIP, bem conta com o apoio, em Caruaru, da Faculdade Asces e da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde.

Segundo Rejane Ferreiro, professora da UPE e coordenadora da pesquisa no Estado, o objetivo desta seleção é motivar os universitários para este universo acadêmico, principalmente por que, os dados coletados poderão contribuir, no futuro, para a construção de novas políticas públicas de saúde. “O inquérito populacional que será coletado pelos estudantes vai contribuir para uma experiência importante na formação deles enquanto futuros pesquisadores”, comentou Rejane.

Serão seis dimensões pesquisadas, tendo como tema central do trabalho o “Impacto na equidade de acesso e eficiência das redes integradas de serviços de saúde na Colômbia e Brasil”. Este será o primeiro projeto de pesquisa no Nordeste que é financiado pela União Européia e envolverá a análise dos dados pesquisados no Brasil e na Colômbia. No Brasil, apenas os municípios pernambucanos de Recife e Caruaru serão o lócus dos trabalhos.

Segundo Petrônio Martelli (Asces), um dos articuladores da parceria, os alunos da Instituição estão tendo uma oportunidade rara no universo acadêmico. “O estudante vai ter a oportunidade de conhecer na prática a aplicação de questionários populacionais e despertar para um futuro como pesquisador, bem como os dados servirão de base para a produção de artigos e outros materiais de caráter científico”, complementou Martelli.

Acesse: www.equity-la.eu