A ação, que integra a programação oficial do Carnaval Multicultural do Recife, modificará a paisagem do Cais do Apolo (Bairro do Recife), com uma videoinstalação disposta em horário de grande circulação de foliões – das 20h às 23h – com potentes projetores.

Com o tema “memória de Carnaval”, abordado de forma não-linear, o Projeto FAROL pretende modificar por alguns instantes a paisagem urbana do tradicional Recife Antigo. A proposta é brincar com o conceito de tempo, mesclando memórias remotas da infância dos foliões e momentos presentes.

O videoperformer e designer, Leo Antunes manipulará ao vivo imagens captadas com delay, através de webcams, fotos colaborativas e outras imagens pré-gravadas e até de satélite, tudo mixado e projetado em uma enorme fachada. “Será um grande e prazeroso desafio, principalmente pelo impacto visual e pelas infinitas possibilidades de interação com o público”, comenta o artista Antunes.

Para compor as imagens desta metafórica infância, Leo Antunes reunirá fotografias colaborativas. Com divulgação nas redes sociais da internet – Twitter e Facebook – o público foi convidado a enviar fotos de festas carnavalescas de quando eram crianças. O material foi compilado via e-mail (projeto.farol@gmail.com).

O Projeto FAROL realizou intervenções nas últimas duas edições do Festival de Inverno de Garanhuns. Primeiro em 2009, com uma estrutura de três telões, uma arena musical e participação de vários VJs e músicos. E em julho de 2010, as projeções aconteceram a céu aberto, nas ruas de Garanhuns. Em setembro do ano passado, o FAROL participou do SPA das Artes 2010, onde ocupou uma grande fachada na Avenida Guararapes, no Centro do Recife. Agora é vez do Carnaval do Recife.

ESTRUTURA – Para a execução do FAROL será montada uma estrutura no estacionamento do prédio do Porto Digital (antigo prédio do Bandepe), no Cais do Apolo. Em uma armação de metal, com cerca de 3m, serão instalados potentes projetores, onde simultaneamente formaram uma área de projeção com cerca de 75m². Esta área será facilmente visualizada de vários pontos das entradas de acesso ao Recife Antigo.