Pernambuco será o primeiro estado do Nordeste a receber uma unidade de produção de FDG, utilizada em tomografia por emissão de pósitrons (PET). Em anúncio, na última sexta-feira, 13, o Ministro da Ciência e Tecnologia (MCT), Sergio Rezende, disse esperar até o fim do ano para que o Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste (CRCN), por meio da Unidade de Produção e Pesquisa de Radiofármacos (Upra), dê início a produção da substância.

Atualmente, o uso da substância e do procedimento permite o diagnóstico e tratamento de doenças como o câncer e mal de Alzheimer são encontrados apenas em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Na última sexta-feira, 13, aconteceu o seminário Implantação da Tomografia por Emissão de Pósitrons no Nordeste, que teve a presença de representantes da área médica da região. De acordo com especialistas, o uso da FDG evita procedimentos clínicos desnecessários, cirurgias invasivas e dispêndios com exames que não são tão precisos quanto aquele realizado pelos tomógrafos PETs. 

A estimativa é atender, a longo prazo, a uma demanda superior de 20 tomógrafos – o que poderá alcançar 52 mil procedimentos PET ao ano na região. Até março de 2009, a produção da Upra deverá atingir a capacidade de produção em escala comercial dos radiofármacos para atender aos PETs. A Unidade de Produção e Pesquisa de Radiofármacos está em construção nas dependências do CRCN-NE, órgão da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), autarquia vinculada ao MCT.