O Instituto do Câncer Infantil do Agreste (ICIA) realizou na sexta-feira (17) o Natal para pacientes, familiares e funcionário do Instituto. Na ocasião o Projeto de Extensão do curso de Biomedicina da Faculdade Asces, Águas do Agreste, foi convidado para apresentar a peça Os Caças Coliformes, que transmite de uma maneira lúdica os cuidados que se deve ter com a água que é consumida e sobre sua potabilidade.

Para o professor e coordenador do Projeto Agenor Jácome, essa é uma oportunidade de aproximar os estudantes da realidade que irão presenciar como futuros profissionais da saúde. “Estamos participando pela segunda vez do Natal do ICIA, o evento é importante devido a maior proximidade dos nossos estudantes com a realidade enfrentada por essas crianças. A emoção toma conta de todos e desperta o lado humanístico de nossos estudantes. Nesta apresentação, contamos com a participação do professor caruaruense Menelau Júnior. Isso mostra a valorização e a importância que o Projeto tem para a cidade de Caruaru”, comenta o professor.

Além do Águas do Agreste, o evento teve a participação do Teatro de Fantoche Terapeutas da Alegria, da Secretaria de Saúde de Caruaru,  no qual qual contracenou numa divertida cena com os professores Jácome e Menelau e ainda a apresentação do Teatro de Pantomima, dos estudantes da Escola de Referência e Ensino Médio (EREM), Professor Antônio Farias, do município de Gravatá. Após as apresentações foi servido um almoço e distribuídos presentes.

A Assistente Social do ICIA, Andreza Soares, comenta que a presença do Projeto da Faculdade Asces vem trazendo diversos benefícios para a recuperação das crianças. “O Projeto Águas do Agreste tem sido um parceiro fundamental no tratamento das crianças atendidas pelo ICIA. A conscientização sobre higiene e cuidados com a saúde, sistematizada pelos eventos promovidos por nosso Instituto, tem se revelado um multiplicador de ações benéficas para estas crianças. E isto é de um alcance imensurável”, revela.

O Instituto do Câncer Infantil do Agreste (ICIA) é uma entidade sem fins lucrativos, que surgiu em setembro de 2003. O objetivo é proporcionar tratamento e amenizar o sofrimento de crianças com câncer, bem como oferecer apoio aos pais. Atualmente são atendidas 860 crianças de quatro a dezesseis anos de idade de todo o Agreste pernambucano.