Com o tema – O esporte como interação social: construindo uma geração de paz, a Faculdade Asces, em convênio com o Ministério do Esporte, estará realizando até a próxima quarta-feira (15), na quadra poliesportiva do Campus Universitário Tabosa de Almeida, mais uma edição do Festival do Programa Segundo Tempo no Agreste, coordenado pela professora de Educação Física, Ana Rita Lorenzini.

Mais de cinco mil crianças de 25 núcleos do Agreste do Estado, coordenadores de núcleos, professores e estagiários da Asces, Fafica e UFPE estarão participando do evento, que tem como objetivo democratizar, de forma lúdica e interdisciplinar, o acesso e conhecimento das atividades esportivas, culturais, relacionadas à saúde e de reforço escolar, às crianças, aos adolescentes e aos deficientes da Região Agreste de Pernambuco, contribuindo para o desenvolvimento humano.

O festival acontece sempre das 7h45 às 12h e 13h30 às 17h45, com oficinas esportivas: futsal, futebol de campo, atletismo, ginástica, vôlei, basquete, capoeira, judô, xadrez, dama e tênis de mesa. Além de oficinas pedagógicas, oficinas de saúde com os cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Biomedicina e oficina de Direito.

“O festival possibilita educar, socializar por meio do esporte educacional, crianças e adolescentes priorizando ações a partir da ludicidade e da interdisciplinaridade, entre as diferentes áreas de conhecimento, em prol do exercício da cidadania e da inclusão social”, relata o coordenador setorial Armando Dantas.

O Programa Segundo Tempo

O Programa é Estratégico do Governo Federal e tem por objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do Esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida,  prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.

Na Região Agreste de Pernambuco foi oficializado com a celebração dos convênios: 135/2005, 390/2006 e 112/2008 firmados entre o Ministério do Esporte e a Faculdade Asces. No convênio 112-2008 estão em funcionamento 25 núcleos, programados para atender a mais de 5.000 crianças, adolescentes e alunos com necessidades especiais.