Pernambuco dá início a uma corrida contra o tempo. Por conta do surto de rubéola que já chegou a oito estados brasileiros, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) intensifica, a partir deste sábado (11), a vacinação contra a doença. Serão fornecidos 306.388 doses da vacina dupla viral (contra rubéola e sarampo) para os 19 municípios que fazem fronteira com a Paraíba e Ceará, estados que registraram casos da doença nos últimos dias.

A expectativa é imunizar mais de 150 mil pessoas, nos 233 postos existentes nas 19 cidades e a a população-alvo para a vacina é formada por mulheres em idade fértil, desde que não estejam grávidas, de 12 a 49 anos, e homens de 12 a 39 anos.
 
A campanha terá duração de 30 dias e a vacina é seletiva, ou seja, deve ser vacinado apenas quem não tiver comprovação da vacina dupla viral ou tríplice viral na carteira de vacinação.

A rubéola é causada por um vírus e o grande risco é quando a infecção é adquirida durante a gestação, o que pode ocasionar a perda fetal ou a síndrome da rubéola congênita, caracterizada por anomalias congênitas graves como retardo mental, mal formações cardíacas, cegueira e surdez.

Os municípios que receberão a intensificação da vacina contra rubéola são Goiana, Bom Jardim, Camutanga, Casinhas, Ferreiros, Itambé, João Alfredo, Macaparana, Machados, Orobó, São Vicente Ferrer, Timbaúba, Vertente do Lério, Jataúba, Santa Cruz do Capibaribe, Taquaritinga do Norte, Toritama, Vertentes e Sertânia.

Pernambuco tem registrado poucos casos da doença nos últimos anos. Em 2006, não houve registro de nenhum caso e, neste ano, foi confirmado um único caso de rubéola: um homem de 22 anos, não vacinado, residente no Recife.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual de Saúde.