No próximo sábado (04/12), no Teatro Difusora de Caruaru, às 20h, será realizado o recital de piano de um dos mais respeitados pianistas do país: Giuseppe Mastroianni. Este evento faz parte da programação cultural da Faculdade Asces neste final de ano. A opção veio a partir do pensamento de que a música executada por um virtuose do piano precisa de mais destaque numa região em que a arte é tão forte e presente na vida das pessoas.

Embora tenha este sobrenome herdado de uma tradicional e talentosa família italiana, o Maestro Mastroianni, como é habitualmente chamado, é um caruaruense radicado em São Paulo há mais de 40 anos. O recital de piano em Caruaru reserva algumas homenagens, que o músico prefere manter em sigilo. Ao certo, a expectativa dele para a apresentação é grande. “Voltar à minha cidade natal e poder proporcionar à população o melhor de minha arte é motivo para a enorme euforia que se apossou de mim quando recebi o convite da Faculdade Asces para esta apresentação”, disse o Maestro.

E quem imagina que este estilo musical contará apenas com um público reservado, se engana. A Faculdade Asces oferece este recital à comunidade de estudantes e ao público em geral. O evento é gratuito – é preciso apenas confirmar a presença no telefone (81) 2103.2075.

Sobre o Maestro, podemos dizer que no campo da música, Giuseppe Mastroianni já fez de tudo. O rádio foi o marco inicial, o ponto de partida para uma carreira que atingiu, em 2010, cinqüenta e nove anos, pois foi aos 16 anos de idade que a iniciou em sua cidade natal – Caruaru.
Por 16 anos serviu à Empresa Jornal do Commercio, então proprietária de uma das mais conceituadas emissoras de rádio do Brasil – a Rádio Jornal do Commercio, de Recife – e de mais 4 emissoras no interior de Pernambuco. Ali desenvolveu todo o seu talento, como pianista solista, acompanhador e também como regente da Grande Orquestra da emissora, nos áureos tempos do rádio.

Paralelamente, figurava como membro da Orquestra Sinfônica do Recife e comandava seu próprio conjunto de baile, tendo com ele viajado por 7 estados nordestinos, desde o Ceará até o sul da Bahia.

A partir de 1960, com o advento da televisão em Recife, passou a ser um de seus maestros – sem, contudo, abandonar as lides pianísticas. A junção da imagem com o som transmitidos à distância tornou-o ainda mais conhecido, até que sua fama ecoou também em São Paulo. Em maio de 1967 inaugurava-se, em São Paulo, a TV Bandeirantes, Canal 13. Disputando a preferência dos telespectadores com as poderosas TV Excelsior e TV Record, a nova emissora buscou formar seu “cast” incluindo um bom número de excelentes valores que atuavam fora do eixo Rio/São Paulo. Desta forma, o conceituado pianista e maestro pernambucano passou a integrar seu Departamento Musical.

Em 1970 era Silvio Santos quem o atraía para a sua organização nas funções de regente de orquestra e arranjador. A serviço do Grupo SS, Giuseppe Mastroianni permaneceu 15 anos. Porém, tão incansável quanto talentoso, ainda encontrava tempo para escrever arranjos para a extinta Rede Tupi de Televisão.

Aposentado, o Maestro afastou-se da televisão, mas não da música. Voltou a viver seus tempos de pianista emérito, brindando, desde então, os freqüentadores de alguns dos mais conceituados – e por isto mesmo, bem freqüentados – bares e restaurantes de São Paulo.