Estudantes e profissionais da Enfermagem e da saúde se reuniram para assistir as palestras dos profissionais convidados para este primeiro dia. Na abertura, a Professora e mestre da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Eloine Alencar, falou sobre o tema: Conhecimento popular – Responsabilidade social e as práticas integrativas sob a ótica do cuidar.    

No decorrer da manhã, compuseram a mesa as professoras doutoras Milta Torrez (Fiocruz), Fátima Abraão (ABEn) e Jael de Aquino (UPE), elas ministraram o Painel Integrado: Ensino, Pesquisa, Extensão e Responsabilidade Social.

Destaque para presença de uma das pioneiras da Enfermagem em Caruaru, Irmã Maria Ruth, com mais de 45 anos de profissão, atuou no Hospital São Sebastião e responsável pela implantação de clínicas em diversos Hospitais da cidade. “lutei bastante para a implantação de uma escola de Enfermagem em Caruaru, éramos pouquíssimos profissionais quando cheguei, hoje estou muito feliz em ver a Asces neste momento, é uma satisfação enorme está participando desse encontro”, comenta a Irmã Ruth.    

O Encontro continuou com apresentação de pôsteres dos estudantes e as conferências: “A responsabilidade social e a proposta de redes integradas” e “A responsabilidade social e o processo do trabalho em saúde”, dos professores: Itamar Lages (UPE) e Célia Arribas (COREN-PE), respectivamente.

O Encontro continua nesta sexta-feira (12), a partir das 8h30, com apresentação cultural, visitação aos pôsteres, conferências, painel e premiações.