O XII Congresso Brasileiro de Biomedicina acontece neste final de semana, de 09 a 12 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Recife. O curso de Biomedicina da Asces é parceiro do evento.  A Faculdade, que instalou um estande mostrando a estrutura da Instituição, é representada por 11 docentes do curso  que integram a comissão organizadora, científica e fiscal do encontro.  “Essa representação no Congresso, mostra a importância do curso da Instituição no cenário nacional, além de ser uma oportunidade para divulgarmos nossas instalações, projetos de pesquisa, extensão e o laboratório, também podemos observar o que está acontecendo de novidade na área no País”, explica a coordenadora do curso Sibele Ribeiro.

Mais de 100 estudantes da graduação em Biomedicina estão participando do Congresso, apresentando trabalhos junto com os docentes , a exemplo da professora Ana Catarina Simonetti, que expõe o trabalho científico “Prevalência da Infecção Citomegálica em Gestantes, HIV Positivas, Atendidas em Hospital Universitário-PE”. Para o professor Agenor Jácome, o curso de Biomedicina da Asces vai ser um dos destaques do evento. “Somos bastante conceituados pelo Conselho Regional de Biomedicina – PE (CRBM) e por outras instituições de ensino, temos professores integrantes do (CRBM) e acabamos de conquistar três estrelas do Guia do Estudante (GE) da Editora Abril”, comentou.

Os Congressos Brasileiros de Biomedicina são organizados pelos Conselhos Regionais com apoio do Conselho Federal e da Associação Brasileira de Biomedicina, e ocorrem a cada dois anos em uma Região diferente do País, sob a responsabilidade do Conselho Regional local. O XII Congresso Brasileiro de Biomedicina tem como tema central: “Biomedicina e meio ambiente: desafios e perspectivas”.

O evento tem como objetivos atualizar os conhecimentos dos profissionais e estudantes da área de saúde, descrever e divulgar novos conhecimentos científicos e tecnológicos que possam auxiliar no diagnóstico, prevenção e controle de doenças, focalizar a relação entre o meio ambiente e seus efeitos na saúde do individuo e da comunidade, apresentar as endemias emergentes, com ênfase na prevenção e diagnóstico clínico-laboratorial, discutir melhorias nas políticas e abordagens da saúde pública do país/SUS, assim como discutir o ensino da Biomedicina para se adaptar a realidade atual da saúde no Brasil.