Do dia 30 de maio a 1º de junho, alunos de Jornalismo da Asces-Unita participaram do XXI Congresso de Ciências da Informação na Região Nordeste (Intercom NE 2019), que ocorreu em São Luís- MA. O  3° período de Jornalismo conquistou o prêmio Expocom.

Dois trabalhos concorreram na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), nas categorias Jornalismo e Rádio, TV e Internet, com a modalidades: Produção de Jornalismo Literário e/ou de opinião com o trabalho “É impossível educar sem violência”; e Blog com “DezConstruindo”, respectivamente.

O DezConstruindo foi produzido pelos estudantes do 3º período: Alê Machado, Brendo Hoshington, Emilly Eduarda, Hítalo Raynnã, Juliene Araújo, Matheus Simão e Yuri Vicente na disciplina TIC’s, orientado pela docente Cristina Vila Nova. O aluno Yuri Vicente, destaca a experiência no congresso, “foi muito gratificante, onde tivemos a oportunidade de conhecer diversos trabalhos relacionados a nossa área do jornalismo, enriquecendo ainda mais nossos conhecimentos. Além de termos conhecido pessoas novas dos outros estados que estudam ou já atuam na área, o que tornou o evento muito produtivo para conhecermos mais sobre nosso curso”.

A professora Cristina Vila Nova enfatiza a importância da participação no Intercom, “além de incentivarmos as produções para as disciplinas também estimulamos a participação em eventos como este, que trabalham relevantes temáticas sociais. Este trabalho foi realizado com empenho, em que várias reflexões surgiram sobre a intolerância e como o jornalismo poderia contribuir com isso. Assim, os alunos desenvolveram os vários temas dentro desta questão, e utilizaram dos estudos e técnicas da disciplina para um melhor resultado. O curso de Jornalismo está orgulhoso dessa equipe”.

A estudante Juliene Araújo pontua sobre a temática escolhida para o blog, “Penso que, independente do lado que você esteja, é importante falar, ouvir e, principalmente, ser ouvido. É um direito. E foi justamente isso que a gente buscou através do blog; proporcionar um diálogo, um novo olhar. Produzimos todo o conteúdo voltado para questões sobre a intolerância e o preconceito, que se faz tão presente na sociedade. Independentemente de qualquer coisa, tem que haver respeito e igualdade entre as pessoas”.

Os estudantes vão representar a Região Nordeste na modalidade Blog, na etapa nacional, que ocorrerá na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém- PA, de 2 a 7 de setembro de 2019.

Acesse: