A Faculdade Asces, através do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), e o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), deram início ao II Mutirão de Audiências de Instrução de Caruaru. As audiências estão divididas em duas etapas, a primeira começou nesta quinta-feira (16) e segue até o sábado (18) e a segunda etapa será da quinta-feira (23) até o sábado (25), sempre das 9h às 12h e de 13h às 17h e aos sábados, das 9h às 12h.

O NPJ da Asces disponibilizou 30 estagiários do 4º ao 10º períodos do curso de Direito para atuarem no mutirão. Eles receberam um treinamento pela Coordenadoria para auxiliarem nas audiências, no término das atividades irão receber certificados do TJPE, que contará como horas complementares.

Os estagiários estão sob a supervisão dos professores da Faculdade Asces, Adrielmo Moura e Cristiane Lima. “O mutirão visa dar celeridade aos processos, minimizando o acúmulo e fazendo que sejam garantidos os princípios que regem a justiça, beneficiando a população para ter seus direitos de cidadãos respeitados o quanto antes e contribui para formação dos nossos estudantes”, comentou o professor Adrielmo Moura.

Sob a coordenação da juíza Helena Madi, estima-se a antecipação de 250 audiências nesse período de mutirão. A maioria das audiências são sobre contas de energia, água e telefonia. Foi disponibilizado pela Coordenação dos Juizados Especiais um suporte administrativo, técnico e de pessoal. Seis conciliadores foram encaminhados para conduzir as audiências.

O I Juizado Cível de Caruaru responde ainda por mais 20 comarcas do Agreste. Como única unidade cível da região, recebe um grande volume de processos. Por esse motivo, torna-se extensa a pauta de audiências.