Quatrocentas pessoas foram perguntas sobre as marcas que elas mais lembram em 53 diferentes seguimentos receberam o prêmio Top Marcas 2012 promovido pelo Jornal Vanguarda de Caruaru. No quesito Faculdade particular, a Asces conquistou o primeiro lugar, com 33% da preferência. Há 52 anos em funcionamento, a Instituição foi a primeira do interior do Norte e Nordeste brasileiros a oferecer as graduações em nível superior, na época, apenas Direito e Odontologia. Atualmente, são 12 cursos nas áreas das Ciências Sociais, Humanas, Saúde e Engenharia, além de 36 projetos de pesquisa e extensão universitárias.

A premiação Top Marcas visa contribuir com o desenvolvimento regional, a partir da divulgação das marcas de produtos e serviços que o consumidor mais gosta ou simpatiza. Os nomes das empresas e produtos vencedores são conhecidos com base numa pesquisa de mercado feita pela empresa JM Consultoria e Pesquisa. A coleta aconteceu nos dias 20 e 21 de agosto e foram ouvidas pessoas residentes na zona urbana do município. De acordo com o economista José Augusto Netto de Mendoça, técnico responsável pela pesquisa, a abordagem foi rigorosamente domiciliar e a amostra estrutura por cotas.

As perguntas foram elaboradas da seguinte maneira, explica o técnico, “Quando eu falo em (segmento de serviço ou produto), de qual marca o(a) sr.(a) mais gosta ou simpatiza?”. “Vale ressaltar que foi estabelecido, no início da abordagem, que as respostas poderiam ser dadas independente do consumo dos produtos ou serviços a serem apresentados”. Para garantir a espontaneidade das respostas, os questionários não tinham listas de marcas, fazendo com que o consumidor respondesse baseado tão somente nas suas experiências. A amostra da pesquisa assegura um grau de confiança nas respostas de 95,5% e uma margem de erro, de 4,9%.