Em comemoração a Semana Estadual de Pessoas com Necessidades Especiais, aconteceu nesta quarta-feira (25), no Ginásio do Campus Universitário Tabosa de Almeida, na Faculdade Asces, a apresentação da banda marcial da Associação dos Portadores de Deficiência de Caruaru (Apodec). O evento foi idealizado pelo professor Gilberto Martins, do curso de Educação Física da Faculdade Asces. “A intenção foi demonstrar para nossos estudantes do curso de Educação Física e dos demais cursos da Instituição, que esses adolescentes são dotados de outras habilidades, são capazes de muito mais, como por exemplo, a música”, explica o professor Gilberto.

Ao todo 15 adolescentes fazem parte da banda marcial da Apodec e são regidos pelo instrutor Clóvis Oliveira. Alguns desses adolescentes são integrantes do Projeto de Extensão da Disciplina da Teoria e Metodologia dos Esportes Adaptados, desenvolvido pelo professor Gilberto e por estudantes do curso de Educação Física do 5º ao 8º períodos da Instituição. “O projeto faz um ano em setembro e tem como objetivo colocar em prática, a teoria da disciplina vista em sala de aula. E oferecer melhor qualidade de vida e de esporte para esses para-atletas. Nosso próximo objetivo é integrar os cursos de Fisioterapia e Enfermagem”, declara o professor.

O projeto vem gerando frutos, como o trabalho acadêmico de acessibilidade no qual foi apresentado no Congresso Internacional da ABERGO (Associação Brasileira de Ergonomia), realizado no Rio de Janeiro, em agosto deste ano e as conquistas em campeonatos brasileiros, como o Circuito Lotéricas Caixa Brasil Paraolímpico de Atletismo, Halterofilismo e Natação que aconteceu em março, em Belém do Pará, onde a equipe do projeto conquistou 45 medalhas.

Ivan Alves, que faz parte do projeto e é o fuzileiro da banda, declara que ao contrário do esporte que pratica há dez anos, a música sempre foi uma brincadeira e que gostava de tocar percussão. “Todas as vezes que iríamos nos apresentar ou desfilar em um evento, tínhamos que pedir a banda emprestada para alguém, foi quando resolvemos tentar montar uma banda marcial. Agora conseguimos ter nossa própria banda”, fala entusiasmado Ivan.