A competição realizada pela Federação Acadêmica Pernambucana de Esportes (FAPE) aconteceu no dia 07 de agosto de 2010, no Clube Português do Recife – PE e é considera a maior competição universitária de natação do Estado.

A competição contou com a participação de importantes atletas do cenário Nacional e Internacional, como: Yane Marques, Paula Baracho e Etiene Medeiros, todas campeãs Pan-americanas e atletas olímpicas.

Diversas Instituições de Ensino Superior do Estado participaram do evento, a Faculdade Asces levou 07 atletas na categoria masculina e 01 na feminina, participando em várias modalidades e conquistando o 5º lugar geral na categoria masculina.

“Agradecemos a participação dos demais atletas inscritos que somaram e fizeram a diferença, para obtermos essa colocação geral. Como também o incentivo da Instituição para dinamizar cada vez mais esta prática esportiva”, comenta a técnica e a professora da Asces Pollyanna Damasceno.

O destaque da equipe da Asces, ficou por conta de estudante Thiago Lira, que conquistou a medalha de prata nos 50m borboleta absoluto, com um tempo de 00’29’’03.

A equipe de natação da Faculdade Asces é a atual campeã geral dos Jogos Universitários de Caruaru (JUC). Qualquer estudante da Instituição pode participar da equipe.