Apesar de ter começado ontem em todo o País, o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) será aberto oficialmente nesta segunda-feira (2) em Pernambuco. Às 8h, coordenadores do órgão estarão na residência do governador Eduardo Campos, em Dois Irmãos, no Recife, para lançar o levantamento. Os 8.187 recenseadores do Estado visitarão 2,6 milhões de domicílios nos 184 municípios e no distrito de Fernando de Noronha. O trabalho termina em dezembro, e no mesmo mês devem ser divulgados os primeiros resultados.

A coordenadora Operacional do Censo 2010, Maria Wilma Salles, o chefe do IBGE em Pernambuco, Nilton Nadai, e o coordenador operacional do levantamento no Estado, Otacílio Pereira, estarão na casa do governador para a abertura. No Brasil, 240 mil pessoas trabalharão para elaborar a pesquisa, visitando aproximadamente 58 milhões de domicílios. O IBGE adquiriu 220 mil computadores de mão, equipados com GPS, para aplicação dos questionários, o que torna este Censo o primeiro a dispensar os tradicionais formulários de papel.

Duas séries de perguntas serão aplicadas até 31 de outubro, quando encerra-se a fase de coleta de informações. A maioria dos entrevistados vai responder à que tem 37 itens, porém em 11% dos domicílios a lista terá 108 questões. Os dados sobre saúde, educação, renda, entre outros, servirão para compreender a comunidade e, assim, identificar que políticas públicas são necessárias para a população brasileira.

Além de imóveis residenciais, os recenseadores irão a abrigos, asilos, conventos, hospitais psiquiátricos, moradias estudantis, orfanatos, penitenciárias, presídios e quartéis. Será a primeira vez também que índios aldeados ou moradores dos centros urbanos serão questionados sobre a etnia a que pertencem e as línguas que falam. Pessoas com necessidades especiais, por sua vez, poderão detalhar que tipo de deficiência possuem.

Outra novidade é a inclusão de perguntas sobre convivência com cônjuge do mesmo sexo, rendimentos oriundos de programas sociais, a exemplo do Bolsa Família, tempo gasto para ir de casa ao trabalho, se há medidor de energia elétrica na casa, se as crianças até 10 anos têm registro civil.

Segurança – Identificar os recenseadores do IBGE ficou mais seguro nesta 12ª edição do Censo. Todos vestirão colete com a logomarca do instituto, boné e carregarão um crachá com foto. “Além disso, todos terão de mostrar a carteira de identidade”, explica o assessor de comunicação do IBGE em Pernambuco, Guilherme Fortuna. O morador pode checar a identidade por meio de ligação gratuita para o 0800-721-8181, que funciona das 8h às 22h, e pela internet, na página www.censo2010.ibge.gov.br.

Caso haja dificuldade para encontrar o morador, o recenseador poderá fornecer um envelope lacrado, contendo uma senha, que permitirá responder o questionário pela internet. O entrevistado deve informar seu número de telefone para contato posterior e terá dez dias para preencher o formulário online. Se isso não acontecer, o recenseador volta ao local para coletar os dados de forma presencial da pesquisa.

Fonte: Jornal do Commercio