O Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogaram as inscrições do Enem, que se encerrariam nesta sexta-feira (9) até o próximo dia 16, às 23h59. A decisão foi tomada pelo presidente do Inep, Joaquim Neto, que atendeu à solicitação dos governadores de Pernambuco, Eduardo Campos, e de Alagoas, Teotônio Villela.

Os dois governadores, preocupados com o impacto das chuvas e das enchentes, fizeram o pedido ao secretário executivo do MEC, Henrique Paim, que percorre a região devastada, à frente de um grupo que estuda a reconstrução das escolas destruídas. “A UFRPE também entrou em contato com o MEC, pois muitos alunos que perderam os documentos estavam procurando a gente”, disse a pró-reitora de Ensino e Graduação da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Maria José de Sena.

Uma portaria publicada no Diário Oficial desta sexta, indicava que a prorrogação valeria até o dia 18, mas o Inep reforça que o novo prazo será encerrado às 23h59 da próxima sexta-feira, dia 16. O instituto vai apurar junto à Imprensa Oficial os motivos pelo engano no Diário Oficial. Segundo a entidade, uma edição extraordinária com a retificação deve sair neste sábado (10).

Quem ainda não fez sua inscrição tem agora mais sete dias para fazê-la, apenas pela internet, no portal www.enem.inep.gov.br. O valor da inscrição é de R$ 35.

“Estão isentos os estudantes da última série do ensino médio em escolas públicas e aqueles que concluíram o ensino médio em anos anteriores que declarem carência e comprovem a impossibilidade de pagamento”, completou a pró-reitora.

É fundamental estar munido de CPF e RG próprios, como documentos de identificação. As provas serão realizadas nos dias 6 e 7 de novembro.

Em Pernambuco, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), também usa as notas do Enem como critério de seleção para aprovar os estudantes.

Nesta edição do Enem, há várias novidades. Quem não cursou ou não concluiu o ensino médio pode, sim, conseguir o diploma, se passar na prova do Enem, mas é preciso ter mais de 18 anos. “A Secretaria de Educação firmou um convênio com o MEC para a emissão do certificado a partir da participação do aluno no Enem. Com o resultado do Exame, ele poderá dar entrada na solicitação de certificação. No ato da inscrição, a pessoa já deve marcar a opção de certificação”, explicou a gerente de Política Educacional para o Ensino Médio em Pernambuco, Cantaluce Paiva.