À convite do Ministério do Esporte, a coordenadora do Programa Segundo Tempo da Faculdade Asces viajou quinta-feira (03) para Brasília – DF, onde participará da III Conferência Nacional do Esporte. Com o tema: “Plano Decenal do Esporte e Lazer: 10 pontos em 10 anos para projetar o Brasil entre os 10 mais”, o evento acontecerá até o próximo domingo (06).

A Faculdade Asces é a responsável pelo Programa Segundo Tempo no Agreste pernambucano, através de convênio com o Ministério do Esporte. No Estado, só existe mais três municípios integrados ao PST: Recife, Olinda e Petrolina.

Essa é a primeira vez que a cidade Caruaru é convidada para participa dessa Conferência. "A cidade está inserida no processo de democratização do esporte no Brasil. O PST espalhado pelo País e os projetos das Academias da Cidade, tudo isso contribui para esse objetivo de ampliar o acesso à área. Caruaru está muito bem inserida neste contexto”, comemora a coordenadora do Programa no Agreste e professora da Faculdade Asces, Ana Rita Lorenzini.

A III Conferência Nacional do Esporte pretende definir as linhas estratégicas prioritárias do esporte e do lazer para a próxima década. Com o objetivo de projetar o país entre as dez principais nações olímpicas do mundo, o Ministério pretende com as próximas etapas estaduais contarem com a participação de mais de 200 mil pessoas de todo o Brasil.

Já foram realizadas 440 etapas municipais, 350 regionais e 650 etapas livres em sete meses de mobilização nos 26 estados e no Distrito Federal. Já a etapa nacional contará com a participação de 1,5 mil pessoas, entre elas, 1.030 delegados eleitos nas etapas estaduais. Nos quatro dias de conferência os delegados debaterão as propostas que irão compor o Plano Decenal de Esporte e Lazer.

“A conferência trata de tudo que vai acontecer em relação ao esporte e lazer nos próximos dez anos, relacionado à ciência no esporte, infraestrutura no esporte, financiamento no esporte e outros. É uma questão histórica para o futuro do País”, comenta Lorenzini.

Além da professora Ana Rita, o professor da Asces Wedson Bezerra e o ex-aluno e coordenador setorial do PST Armando Filho, participam do evento como delegados da Conferência. O Secretário de Educação, Esporte, Juventude, Ciência e Tecnologia de Caruaru e também diretor presidente da Faculdade Asces Paulo Muniz Lopes participa da conferência.