Foi lançada, nesta quarta-feira (07), em Brasília, a Rede ODS Universidades, que tem o Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) como um dos fundadores. No Nordeste, apenas três Instituições de Ensino Superior fazem parte do grupo de trabalho e a Asces-Unita é uma delas. Também estão incluídas a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a Universidade Estadual do Piauí (UEPI), a Universidade Estadual de Goiás (UEG),  a Universidade Metodista de São Paulo, além do Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania (IIDAC) e o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).

Na ocasião, foi assinado o Pacto de Constituição da Rede, que visa promover a integração dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão da Instituições de Educação Superior. Isso também garantirá uma maior proximidade da comunidade junto aos ODS, já que a Asces-Unita representará o grupo de trabalho em Pernambuco, promovendo impactos positivos tanto na área acadêmica, como social e economicamente. As Nações Unidas definiram os  ODS como parte de uma nova agenda de desenvolvimento sustentável, tendo as instituições conveniadas como um elo de cooperação em áreas comuns de atuação.

A assinatura do Pacto de Constituição da Rede foi realizada na Casa da ONU (Organização das Nações Unidas), em Brasília, e a Asces-Unita foi representada pelo reitor do Centro Universitário, Paulo Muniz, e pelo coordenador do curso de Relações Internacionais, Marconi Aurélio Silva.

Um dos eixos que fazem parte dos ODS está ligado à educação de qualidade, e é por meio dele que a rede está sendo criada. De acordo com Marconi Aurélio, o lançamento da rede é uma articulação de dois anos que avança em mais uma etapa. “Para Pernambuco, representado pela Asces-Unita, essa etapa significa a inovação internacional para o interior, com grandes instituições partilhando missões similares e celebrando a assinatura do convênio. Trata-se de um pacto nacional de engajamento deste segmento”, afirmou.