A 30 dias do início do II Congresso de Biomedicina e Farmácia da Asces e do I Encontro de Estudantes de Biomedicina e Farmácia do Agreste Pernambucano, que acontecerá nos dias 9 a 11 de junho, a comissão organizadora aposta no sucesso dos eventos. A expectativa é de superação no número de inscritos nas palestras e nos mini-cursos.

Trabalhando a temática “Inovação Terapêutica e Laboratorial a Serviço da Saúde”, as coordenadoras dos cursos de Biomedicina e Farmácia, respectivamente, Sibele Ribeiro e Ana Catarina Simonetti, comentam sobre o Congresso, a sua importância, as perspectivas e os desafios de realizarem este evento.

As inscrições estão sendo feitas no site http://www.asces.edu.br/cbf2010/ e outras informações no telefone (81) 2103.2000.

Portal Asces – Qual a importância de um Congresso com o tema “Inovação Terapêutica e Laboratorial a Serviço da Saúde”, para cidade de Caruaru e Região?

O tema foi pensado em virtude da possibilidade de trazermos para os estudantes e profissionais de Biomedicina e Farmácia, da cidade de Caruaru e região, as novidades em termos de diagnóstico e tratamento das mais diversas patologias, capazes de serem adotadas nos serviços atuais de saúde, em nossa sociedade. O termo "inovação" tem sido alvo de interesse dos grandes centros de pesquisa e serviços de saúde pública no país.

Portal Asces – Quais as perspectivas para o Congresso em relação às divulgações de trabalhos e trocas de experiências?

As perspectivas são as melhores. O intuito de se oferecer um congresso com esse perfil, para a nossa região, baseia-se justamente na possibilidade dos estudantes e profissionais da área demonstrarem os resultados de suas pesquisas e serviços de saúde ofertados à população. Com uma comissão científica formada por profissionais de excelência, em diversas áreas, esperamos reunir trabalhos científicos relevantes e contribuintes na busca da melhoria na qualidade de vida da população, isto é, do propósito fundamental para quem trabalha na área da saúde.

Portal Asces – Qual a relevância da realização do Congresso para Faculdade Asces e os cursos de Biomedicina e Farmácia?

A Faculdade Asces, sempre pioneira nas suas atividades, abre suas portas pela segunda vez para a troca de experiências acadêmicas e profissionais da região, assim estimulando a participação do seu alunado e ex alunos. A escolha de cada tema a ser abordado, ao longo do congresso, foi baseada no que há de mais recente na área diagnóstica e laboratorial. Os cursos de Biomedicina e Farmácia serão beneficiados pela perspectiva de atualizar seus participantes sobre os rumos de cada profissão, condição esta fundamental no sucesso profissional.

Portal Asces – Dentro do Congresso será realizado o I Encontro de Estudantes de Biomedicina e Farmácia do Agreste Pernambucano. O que isso representa e acrescenta para os estudantes desses cursos?

Observamos a necessidade dos nossos discentes terem um momento de discussão acerca de diversos aspectos relacionados às duas áreas de atuação. Nesse contexto, representantes de ambos os Conselhos Federais, de Biomedicina e Farmácia, estarão presentes para possíveis esclarecimentos sobre necessidades de cada profissão e a sua realidade atual no País. Esperamos que as discussões sejam bastante válidas, juntamente com a participação de estudantes de outras instituições. Este encontro de estudantes estimulará a classe acadêmica a um maior entendimento de sua responsabilidade social.

Portal Asces – Palestras, mini-cursos, mesas redondas serão ministradas por personalidades da área da saúde de renome Nacional. O que isso vai trazer de benefícios para o evento e participantes do Congresso?

O contato com profissionais renomados permite o conhecimento de novas técnicas, conceitos e paradigmas para encarar as atualidades que surgem a cada dia na área de saúde. A troca de experiências é de fundamental importância para o crescimento acadêmico e profissional.