Mais as comemorações começam hoje com uma vasta programação cultural até o dia 10 de maio, o Governo Municipal preparou uma semana cultural para festejar essa data tão importante, com shows culturais, mostras de conhecimentos, feira turística, bingo das mães, shows musicais entre tantas outras movimentações.

Taquaritinga do Norte é conhecida como a "Dália da Serra", por apresentar em suas diversas praças, muitos exemplares desta flor. Possui um clima frio, com média anual de 18°C o que faz da cidade uma exceção na região. O turismo é o forte de Taquaritinga do Norte, pois as diversas serras que formam a cidade propiciam para o visitante a prática de diversos esportes, como por exemplo, o vôo-livre.

Na cidade encontra-se o segundo ponto mais alto do estado de Pernambuco, na Serra da Taquara, com 1086m acima do nível do mar, a cidade de Taquaritinga do Norte nasceu em meados do século XVIII. No inicio do século XIX, 10 de maio de 1887, a sede municipal foi elevada a categoria de cidade. Por isso todo ano, no dia 10 de maio, Taquaritinga comemora a sua emancipação política.

Taquaritinga é uma palavra indígena, verdadeiro topônimo, "itacoaraetetinga" – buraco da pedra, grande e branca.