O livro “Propedêutica Odontológica”, escrito pelos professores de Odontologia da Faculdade Asces, Uoston Holder e Danielle Lago, é pioneiro no Brasil e o primeiro didaticamente científico da Instituição. O lançamento será sexta-feira (09), às 19h, no Hall das Placas, no Campus Universitário Tabosa de Almeida. Ex-professores, professores, alunos, imprensa e autoridades estarão presentes no evento que faz parte da Semana Mundial da Saúde, promovida pela Faculdade Asces.

O tema central (propedêutica) é definido como o conjunto de sintomas relatados pelos pacientes e os sinais detectados por exames físicos realizados por profissionais que visam a busca do diagnóstico.

“O intuito é que a obra torne-se material de consulta constante no aprendizado da Estomatologia [estudo relacionado às enfermidades da boca e do aparelho estomatognático] e atendimento clínico, para os estudantes da graduação e para todos que exercem a Odontologia. É uma fonte de consulta rápida, atualizada, metódica e prática”, explica o professor Uoston.

O livro foi prefaciado pelo professor Rogério Zimmermann, coordenador de Pós-Graduação em saúde da Asces e tem a colaboração dos profissionais da área.

Ao todo 400 livros foram editados, 50 doados para Biblioteca da Faculdade Asces e também para Biblioteca Nacional. Os livros serão distribuídos gratuitamente. “Esse é um sonho antigo que hoje se torna realidade, onde eu posso ajudar e facilitar a vida dos estudantes e profissionais da Odontologia”, comenta o professor.

Foram oito anos de pesquisa envolvendo tanto os pacientes das Clínicas Odontológicas da Asces quanto dos atendidos nas campanhas do Projeto Asa Branca. Este por sua vez, já atendeu quase 132 mil pessoas, onde mais de 23 mil lesões de doenças de bocas foram diagnosticadas.

Novo projeto – A partir desta publicação, a Editora Santos, referência no setor editorial no país, já convidou o professor Uoston Holder para elaboração de uma nova obra. Um novo livro, com título inicial: Medicina Oral – “Diagnóstico e Tratamento de Doença de Boca”, será o mais novo desafio do professor, criador do Projeto Asa Branca de Prevenção e Combate ao Câncer de Boca.