Foi divulgado na última quinta-feira (07) pela Organização Mundial da Saúde, um relatório com informações sobre o uso de tabaco. De acordo com as expectativas a substância pode matar mais de um bilhão de pessoas ao redor do mundo neste século. A saída apontada é uma atuação conjunta de governos e da sociedade para a reversão do quadro.

De acordo com o documento apresentado pela diretora geral da OMS, Margaret Chan, "Cem milhões de mortes foram causadas pelo tabaco no século XX e se a atual tendência persistir, haverá mais de um bilhão de mortes no século XXI”.

Segundo os dados da OMS, cerca de dois terços da população fumante do mundo vive em dez países: China (que concentra aproximadamente 30%), Índia (10%), Brasil, Estados Unidos, Japão, Rússia, Alemanha, Turquia, Indonésia e Bangladesh.

As alternativas apresentadas são: monitorar o uso de tabaco e as políticas de prevenção, proteger as pessoas da fumaça do tabaco, oferecer ajuda àqueles que desejam parar de fumar, alertar a respeito dos riscos do tabaco, reforçar a propaganda anti-tabagista e criar e aumentar impostos sobre a comercialização do tabaco.

A Escola de Medicina Johns Hopkins, nos Estados Unidos, apresentou uma pesquisa diferente. Nela, o estudo aponta que, fumantes têm quatro vezes mais chances de se sentirem cansados após uma noite de sono e que dormem profundamente por menos tempo.

Os pesquisadores sugerem que os efeitos estimulantes da nicotina podem conduzir crises de abstinência à noite, o que contribui para os distúrbios de sono.

Com informações de agências internacionais.