A criação de um Sistema Nacional de Educação e o novo Plano Nacional de Educação (2011-2020) serão algumas das questões em debate durante a 1ª Conferência Nacional da Educação Básica. O evento será realizado no período de 28 de março a 1º de abril, em Brasília. O diretor presidente da Asces, Prof. Paulo Muniz, é um dos delegados pernambucanos no evento e foi escolhido durante conferência estadual preparatória.

O evento, promovido pelo MEC, vai reunir 2.500 delegados eleitos em municípios e estados e 500 observadores convidados. A mobilização para discutir os temas da Conae aconteceu em escolas, municípios, nos 26 estados e no Distrito Federal em 2009. Os municípios realizaram 1.707 conferências e grupos de municípios fizeram outras 551. Nos estados e no Distrito Federal foram 27. No conjunto, cerca de 400 mil pessoas participaram das conferências preparatórias.