O equipamento foi indicado pela Fundação Roberto Marinho graças a sua atuação no projeto Travessia nos Museus que proporcionou um dia de atividade cultural a 40 estudantes da Escola Alfredo Brandão, do município de Joaquim Nabuco, em 2009. A premiação contemplará três práticas educativas no valor total de R$33 mil. A data em que será publicado o resultado final da seleção ainda não foi divulgada.

Além da quantia em dinheiro para as três iniciativas, os vinte projetos mais bem pontuados terão suas atividades divulgadas em uma revista a ser editada pelo Ibram. O objetivo do órgão, que é vinculado ao Ministério da Cultura, é estimular e reconhecer as práticas educativas desenvolvidas por museus de todo o País. O primeiro colocado receberá uma premiação de R$15 mil para investir na estrutura física do espaço e em ações sócio-educativas. O segundo e terceiro colocados receberão R$10 mil e R$ 8 mil, respectivamente.

O projeto Travessia nos Museus foi uma das ações voltadas para estudantes do Programa de Aceleração de Estudos de Pernambuco, do Governo do Estado, com o intuito de proporcionar aulas-passeios aos alunos vinculados à iniciativa. Uma parceria entre a Secretaria Estadual de Educação, a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), a Fundação Roberto Marinho e o Fórum dos Museus levou estudantes de 173 municípios a 36 espaços culturais do Estado.

A visita ao Mubac dos 40 alunos  da Escola Alfredo Brandão, do Município de Joaquim Nabuco, Mata Sul do Estado, aconteceu em setembro de 2009.  Os estudantes conheceram o acervo de arte popular do Museu ao som de uma banda de pífanos e conferiram a mostra Museu Itinerante, que expôs parte do acervo do Museu do Estado de Pernambuco (Mepe) por meio de fotografias.

SELEÇÂO – O Prêmio Darcy Ribeiro faz parte da ação “Fomento a Projetos Museológicos”, do Programa Museu, Memória e Cidadania, do Plano do Governo Federal. Entre os critérios que serão avaliados pela comissão julgadora estão o impacto da ação, o efeito multiplicador, a inovação e fundamentação teórica.

Fonte: Fundarpe