A afirmativa acima é do professor da Asces e Coordenador de Atividades Complementares em Ciências Humanas e do Núcleo de Extensão, Adilson Ferraz, que está envolvido na organização da II Semana Internacional da Mulher, promovido pela Instituição no período de 08 a 12 de março. Nesta entrevista concedida ao Portal Asces, Ferraz revela alguns detalhes da programação e comenta sobre as mulheres e a atualidade.

Porque envolver na II Semana Internacional da Mulher arte, conscientização política e mobilização social?
Não devemos separar a arte da conscientização política e da mobilização social. Quando reunimos um conjunto de pessoas em torno de um ideal, tornamos possível o objetivo de alcançar um mundo melhor. É isso que queremos ao trazer eventos artísticos, palestras e discussões na II Semana da Mulher ASCES. Toda a programação do evento será direcionada para a mulher. A idéia é proporcionar o desenvolvimento de um senso crítica das pessoas frente a realidade da mulher hoje, valorizando a cultura e a arte.

Qual a expectativa de público durante toda a semana?
Esperamos um público bem maior que o do ano passado. As mesas-redondas acontecerão no auditório da ASCES e comportará cerca de 130 participantes. No dia 12/03 ocorrerá a palestra da vice-ministra Teresa Cristina que fechará a parte acadêmica do evento, depois, esperamos que um grande número de pessoas compareça aos shows culturais no marco zero.

Na abertura da Semana da Mulher será promovida a Caminhada a favor dos direitos das mulheres, a partir das 9h, saindo da Rua da Matriz, centro de Caruaru. Como surgiu a idéia desta ação?
A caminhada é uma forma de interagir com a cidade, é uma forma de reivindicar, mas também de dizer que nós nos preocupamos com a questão das mulheres. É um momento de integração com todos que defendem os direitos das mulheres e de conscientização.

O que se pretende com essas atividades?
Nosso objetivo é conscientizar a todos dos direitos das mulheres, buscando um mundo mais igualitário, que respeite as diferenças.

Qual a sua visão a cerca das mulheres e a atualidade?
As mulheres têm historicamente conquistado seu espaço na sociedade, reivindicando direitos e igualdade, embora bastante ainda possa ser feito. Acredito que a efetivação dos direitos da mulher é uma questão de justiça social, e nesse sentido, concretizá-los é tão importante quanto garantir os direitos dos negros ou dos miseráveis. Quando o salário justo não lhe é pago, é agredida pelo marido ou ela é discriminada por sua condição, o que ocorre é um profundo desrespeito à sua dignidade. Somente através da conscientização e respeito à igualdade que teremos um mundo onde a diferença de gênero se diluirá em face da justiça social.