O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou edital que destinará R$ 30 milhões para promover a manutenção e o fortalecimento da infra-estrutura de pesquisa nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e no estado do Espírito Santo.

O objetivo do edital, conhecido como “casadinho”, é promover a qualificação de recursos humanos e melhorar os programas de pós-graduação e a distribuição regional dos núcleos de pesquisas no país. As propostas devem ser apresentadas até 9 de outubro e os projetos aprovados deverão ser contratados ainda este ano.

Com essa ação o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) busca promover o fortalecimento de grupos de pesquisa e a consolidação de programas de pós-graduação de mestrado e doutorado, estimulando parcerias de grupos de cursos não consolidados, somente das regiões estabelecidas pelo edital, com grupos de pesquisas de cursos consolidados de qualquer região do país.

Os representantes de cada curso não consolidado, que devem ter conceito 3 ou 4 obtido na última avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), podem apresentar uma única proposta.

Os recursos são provenientes dos fundos setoriais de Infra-Estrutura (CT-Infra) e de Petróleo e Gás (CT-Petro).

Mais informações: www.cnpq.br/editais/ct/2008/016.htm

 

Com informações da Agência FAPESP