Em 2010, o tema do Carnaval de Vitória é "Carnaval onde os bichos se encontram", em referência e homenagem à principal tradição Carnavalesca da cidade, os carros alegóricos, representando o Leão, Cisne, Camelo, Girafa, Elefante, entre outros bichos.

O desfile é marcado por uma rivalidade histórica entre os blocos tradicionais do Clube Vassouras O Camelo e o Clube Abanadores O Leão. Nos últimos anos, outros blocos também cresceram como o Clube da Girafa, o Clube do Coelho e o Clube do Cisne, ou Motoristas. Os moradores entram no clima e se transformam em verdadeiros torcedores fanáticos, com fantasias e enfeites nas fachadas das casas com as cores do clube predileto.  O percurso Carnavalesco da cidade tem aproximadamente cinco quilômetros.

As apresentações acontecem na Praça Duque de Caxias, na Estação, no bairro da Matriz e no Livramento, mas todos os bairros possuem um foco de folia e uma agremiação. A grande atração está sendo aguardada para Terça-feira Gorda, uma das principais artistas do samba nacional, a cantora Alcione. A cantora faz o primeiro show da noite, que ainda conta com as apresentações de Steel Band e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério.

Confira a programação completa do Carnaval de Vitória:

13/02 Sábado

SHOWS
Ery Fanfarra
Trio Pouca Chinfa e a Cozinha
Cristina Amaral
Vânia América

14/02 Domingo

SHOWS
Orquestra Popular do Recife
Revelação
Cláudio Almeida e Orquestra
André Rio
 
15/02 Segunda-feira

SHOWS
Elias Haru
Karynna Spinelli
Cascabulho
Elba Ramalho
 
16/02 Terça-Feira

SHOWS
Alcione
Steel Band
Danda e sua Orquestra
Orquestra Popular da Bomba do Hemetério
Tá de Boa