O Núcleo de Prática Jurídica da Asces (NPJ) já retomou as atividades do ano. Até o fim do mês de fevereiro, alunos e professores estarão participando dos treinamentos e orientações à cerca dos trabalhos que serão realizados durante o semestre na unidade. Os números são positivos quanto à promoção da assistência jurídica à população carente e em relação à prática jurídica como instrumento de formação do futuro profissional. Em 2009, foram realizados 1019 atendimentos de triagem e 464 ações ajuizadas, além de 157 atendimentos de triagem em Mediação e Arbitragem, dos quais 57 obtiveram êxito de acordo entre as partes.

Ao todo, são 11 os docentes que orientam os trabalhos dos graduandos e em 2009, foram 557 alunos estagiando, tanto no NPJ quanto nas outras unidades conveniadas. “Queremos que nossos alunos saiam da Faculdade com sensibilidade suficiente para interpretar a realidade social e os grandes debates públicos da atualidade. O Direito não se resume às normas. Nesse sentido, ter contato com a população mais carente permite compreender as reais dificuldades do acesso à Justiça no Brasil e de sua promoção”, conclui Jean Bezerra, coordenador do NPJ da Asces.

O NPJ é responsável pelo atendimento jurídico às pessoas que tem renda de até dois salários mínimos, além de manter, desde 2001, em parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco, o II Fórum Universitário e, desde 2009, conta com a Câmara de Mediação e Arbitragem. A avaliação dos atendimentos no último ano é considerada positiva.

Etapas – Das 300 horas de estágio supervisionado, exigidas aos acadêmicos de Direito pela legislação educacional atual, os alunos da Asces as realizam em cinco etapas: no 6º período, há simulações em salas de aula e participação em cursos de diferentes especialidades; no 7º e 8º períodos, é a vez de praticar o atendimento jurídico no NPJ, em entidades conveniadas ou mesmo em projetos de extensão mantidos pelo curso, como o de Adoção Jurídica de Cidadãos Presos e a Câmara de Mediação e Arbitragem. No último ano da graduação, os estudantes realizam práticas no Fórum Universitário ou mesmos na Justiça Federal, Justiça do Trabalho, Procon e Ministério Público. Todos eles mantêm convênios com a Asces.

Serviço:

Núcleo de Prática Jurídica e Câmara de Mediação de Arbitragem da Asces

Os interessados em receberem os atendimentos gratuitos oferecidos na unidade devem procurar o NPJ a partir de 1º de março. As segundas e terças-feiras são distribuídas senhas, a partir das 7h30min, para o agendamento.

Endereço:  Avenida Aracajú, 257. Bairro Universitário.

Horário de atendimento:  Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Informações: (81) 3723.5337